Categorias Notícias

Presidente da CFTC comenta a respeito do status regulatório do XRP

O presidente da Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC), Heath Tarbert, disse que ainda não está claro se o XRP deve ser regulamentado como um valor mobiliário ou como uma commodity.

“Não está claro. Eu diria que temos que ficar atentos”, disse Tarbert à agência de notícias Cheddar na segunda-feira, 13 de janeiro. “Parte do problema é que nossa jurisdição é compartilhada com a SEC [Comissão de Valores Mobiliários dos EUA]. Se é um valor mobiliário, ele fica sob jurisdição da SEC. Se é uma commodity, cai sob a nossa”, acrescentou o chairman.

O presidente acrescentou que a CFTC tem trabalhado em estreita colaboração com a SEC ao longo do ano passado “para realmente pensar sobre o que está em qual jurisdição”.

Em relação ao Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), Tarbert foi mais assertivo: em sua visão, ambos são commodities e não valores mobiliários. O chairman reiterou seus pontos de vista, expressos anteriormente. Em outubro passado, ele disse: “temos sido muito claros sobre o Bitcoin: o Bitcoin é uma commodity. Não dissemos nada sobre Ether – até agora. Na minha opinião, como presidente da CFTC, o Ether é uma mercadoria.”

Já sobre a stablecoin Libra, desenvolvida pelo Facebook e outras empresas, Tarbert afirmou, durante uma entrevista em outubro, que ainda era cedo para definir o status como valor mobiliário ou commodity, visto que a Libra ainda estava em desenvolvimento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O status do XRP, a terceira maior criptomoeda em valor de mercado, tem sido um tópico de debate. Em 2018, um grupo de investidores da XRP entrou com uma ação contra a Ripple e seus executivos, alegando que eles violavam as leis estaduais e federais de valores mobiliários. Mais tarde, o grupo apresentou alterações na ação. O caso ainda está em andamento. A Ripple, por sua vez, manteve sua posição de que o XRP não é um valor mobiliário “porque não é um contrato de investimento.”

Leia também: Presidente da CFTC afirma que derivativos trarão legitimidade ao mercado de criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.