Melhores Carteiras Bitcoin

Com as moedas do futuro em mãos, só resta encontrar o melhor lugar para guardá-las. Nesse texto, fazemos uma análise das melhores carteiras de Bitcoin seguindo alguns critérios importantes para garantir um uso seguro e otimizado.

Também falaremos mais sobre as carteiras de criptomoedas. Quais são os tipos, se elas são realmente seguras e ao final, como converter seus ativos para reais. Acompanhe antes de definir a custódia dos seus Bitcoin.

As 5 Carteiras Bitcoin mais Recomendáveis de 2024

Antes de nos aprofundarmos na discussão sobre cada uma das melhores carteiras de Bitcoin, veja uma breve apresentação delas. Em seguida, você verá as principais funcionalidades de cada wallet, bem como seus prós e contras.

  1. Best Wallet — uma combinação entre carteira e exchange descentralizada. Funcionando totalmente pelo celular, essa é uma escolha versátil para quem quer armazenar bitcoins sem perder a flexibilidade nas transações.
  2. Trezor — uma das duas marcas que primeiro vem à mente quando o assunto são carteiras de criptomoedas. Definitivamente, um lugar seguro para guardar bitcoins de maneira totalmente offline.
  3. Ledger — é a outra marca que vem à mente no mundo das carteiras criptomoedas. Como a anterior, é uma hardware wallet, ou seja, carteira totalmente offline. Conta com recursos variados e mais de 5.000 opções de ativos.
  4. OneKey – uma carteira Bitcoin nova, mas com recursos de segurança equiparados às líderes do mercado. Touchscreen, Bluetooth e NFT e outras funcionalidades que diferenciam uma wallet e estão presentes nela.
  5. Exodus – uma hot wallet, por isso, é uma carteira de criptomoedas ideal para fazer mais transações. Você pode comprar criptomoedas em reais, no débito e crédito. Junto a isso, o seu suporte 24h faz dela excelente para iniciantes.

Revisão das Melhores Carteiras de Criptomoedas

Agora, analisaremos cada uma das carteiras escolhidas. Como a lista acima mostrou, separamos diferentes tipos de wallets para atender as necessidades de diferentes usuários. Não se preocupe, ao longo do texto, explicaremos o que mais se encaixa para você. Também destacaremos carteiras especialmente úteis para Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Best Wallet

Tipo de carteira Carteira online / Hot Wallet
Disponível para Celular (Android e iOS)
Recursos de destaque Multi-cadeia

Funcionalidade exchange sem cadastro

Distribuição de tokens nativos gratuitos

Acesso fácil

Ideal para Armazenar criptomoedas e fazer transações
Acesso ➡️Site oficial

A Best Wallet combina um armazenamento seguro de criptomoedas com sua função de exchange. Além de ser um espaço para guardar bitcoins, também facilita para quem deseja fazer transações e acompanhar ativos facilmente.

Por ser uma carteira ainda em crescimento no mercado, é uma boa alternativa para quem tem interesse em aidrops, as distribuições gratuitas de criptomoedas. Para ter acesso a isso, a empresa requer apenas que você utilize a carteira. O token entregue é o próprio da plataforma, o $BEST.

A Best Wallet tem um cadastro muito rápido, bastando inserir o e-mail. Aqui, você possivelmente encontrará uma carteira sem verificação de identidade (KYC). Como recursos de segurança, estão incluídos a criptografia, autenticação multifator e a biometria.

A custódia é feita totalmente pelo usuário, trazendo grande independência. Essa carteira aceita NFTs e você pode comprar criptomoedas utilizando métodos de pagamento em reais.A empresa também opera como uma corretora descentralizada (DEX). Nela, você pode fazer trade sem a necessidade de cadastro. Obs.: Se o conceito de exchange não está claro para você, a seção corretoras de criptomoedas será bastante útil.

Prós
  • Flexibilidade entre armazenamento e transações com Bitcoin
  • Controle e gerenciamento pelo app
  • Token nativo $BEST + airdrops
Contras
  • Operação online não é a ideal para armazenar grandes valores
  • Ainda não é possível utilizar no computador — extensão ainda será lançada

 

Trezor

Tipo de carteira Cold Wallet / Hardware Wallet
Disponível para Carteira Física / Computador / iOS e Android
Recursos de destaque Segurança e Backup Shamir

Código Aberto

Touch Screen

Conexão USB-C

Ideal para Armazenar criptomoedas, principalmente grandes valores
Acesso ➡️Site oficial

No mundo das carteiras Bitcoin, a Trezor é uma escolha segura, com reputação marcante. Está entre as melhores hardware wallets e cold wallets do mercado. Esses tipos de carteiras operam offline e marcam uma tendência para a proteção e armazenamento de criptomoedas.

A Trezor, em especial, combina as características de transparência e segurança em suas características. O código aberto promove uma relação mais aberta com a comunidade, possibilitando avanços conjuntos em seu sistema. Além disso, ela possui recursos excelentes para evitar invasões e roubos.

O Backup Shamir é o principal, trazendo 5 diferentes grupos de seeds offline. Essa estratégia de recuperação é comum em hardware wallets, mas não dessa forma. O diferencial dessa carteira é poder dividir as sementes e caso perca uma ou duas delas, ainda é possível recuperar aos seus bitcoins.Como a análise das carteiras Trezor aponta, existem diferentes opções de wallets nessa empresa.

Entre elas, você encontrará recursos que facilitam a utilização, como o toucschreen da Trezor Model T. Quem busca carteiras Bitcoin, sem exigir criptomoedas mais diversas e desconhecidas, tem uma excelente opção aqui.

Prós
  • Segurança e reputação excepcionais
  • Recuperação com Backup Shamir
  • Touch Screen
Contras
  • Faltam altcoins (criptomoedas além do Bitcoin)
  • Menos funcionalidade em transações por sua operação offline, sem NFTs e Staking

 

Acesso ao Site da Trezor

 

Ledger

Tipo de carteira Cold Wallet / Hardware Wallet
Disponível para Carteira Física / Computador / iOS e Android
Recursos de destaque Grande quantidade de criptomoedas

Bluetooth

NFT

Conexão USB-C

Ideal para Armazenar criptomoedas, principalmente grandes valores
Acesso ➡️Site oficial

A Ledger é uma grande “companheira” da Trezor no setor de Hardware Wallets. Sendo muito semelhante a ela, ambas são as escolhas mais frequentes entre os usuários desse tipo de carteira. É, também, uma das principais escolhas de carteiras Bitcoin. Seus recursos de segurança são excelentes e ela apresenta um ótimo conjunto de funcionalidades.

Recomendamos essa wallet para quem tem interesse em fazer transações não apenas com Bitcoin, mas para além dele. O motivo disso é a grande variedade de ativos suportados pela carteira. Na segurança, ela conta com ferramentas como o chip Secure Element, uma forma de proteção de alto nível. A semente de recuperação totalmente offline, o grande charme das hardwallets, também está disponível.

A versatilidade dela inclui não apenas mais de 5000 criptomoedas, mas suporte para Bluetooth, NFT e um aplicativo completo. Também oferece touch screen em uma de suas versões. Entrega 3 diferentes modelos, cada um com destaques diferentes.

Obs.: Caso queira entender mais sobre a diferença entre Hardware ou Cold Wallets e Hot Wallets, explicaremos após o fim dessas análises.

Prós
  • Quantidade e diversidade de criptomoedas
  • Segurança e reputação excelentes
  • Recuperação de conta por seeds offline
Contras
  • Menor funcionalidade em transações por sua operação offline
  • Alto preço de $279 na versão mais cara

 

Acesso ao Site da Ledger

 

OneKey

Tipo de carteira Cold Wallet / Hardware Wallet
Disponível para Carteira Física / Computador / iOS e Android
Recursos de destaque Opção segura para iniciantes

Bluetooth

NFT

Conexão USB-C

Ideal para Armazenar criptomoedas, principalmente grandes valores e para iniciantes
Acesso ➡️Site oficial

A OneKey é a última Hardware Wallet da nossa seleção de melhores carteiras Bitcoin. Mesmo sendo mais nova no mercado em relação às anteriores, também oferece funcionalidades de segurança excelentes.

Algumas delas são as sementes de recuperação offline, o chip Secure Element e um código PIN. Tendo seu código aberto, é provável que essa wallet se desenvolva e ganhe popularidade nos próximos anos.

Com vários mecanismos de segurança, hardwallets podem ser confusas. Por isso, um destaque importante dessa empresa é ser focada em iniciantes. Isso a torna uma boa opção para quem está começando, mas precisa de muita segurança.

Dois recursos também são importantes para os novatos: a configuração da carteira é simples e rápida e o atendimento ao cliente promete rapidez e eficácia. Você encontrará aqui uma plataforma realmente intuitiva. Para finalizar sua listagem de características, o Bluetooth, NFT e touch screen também estão disponíveis.

Prós
  • Opção excelente para iniciantes
  • Excelentes mecanismos de segurança
  • Código aberto traz transparência
Contras
  • Poderia ampliar seu conjunto de criptomoedas
  • Como hardware wallet, ainda menos popular

 

Acesso ao Site da OneKey

 

Exodus

Tipo de carteira Hot Wallet
Disponível para Computador / iOS e Android
Recursos de destaque Funcionalidade e acessibilidade para armazenar e transferir ativos

Função Exchange

Suporte ao cliente

Compra de criptomoedas com cartão de crédito/débito

 

Ideal para Transferir e armazenar criptomoedas com autocustódia

A Exodus é uma hot wallet. Isso a define como uma forma excelente para transferir ativos. Entretanto, o armazenamento funciona em um sistema de autocustódia, se aproximando da liberdade oferecida pelas cold wallets.

Essa é uma das melhores carteiras Bitcoin para quem movimenta bastante suas criptomoedas. O monitoramento por gráficos ao vivo e funcionalidades como comprar Bitcoin com cartão de débito e Pix a colocam em evidência.

Você pode acessá-la pelo celular, computador, navegador e extensões. Apesar das ferramentas de segurança básicas, a plataforma não oferece autenticação de dois fatores, por exemplo.

Isso coloca sua segurança em questão, entretanto, a transparência da empresa é evidente. Ela possui uma parceria com a Trezor e indica diretamente que o usuário utilize as duas em conjunto.

Essa integração é um dos pontos positivos dessa wallet. Quem precisa fazer transações e, ao mesmo tempo, proteger grandes valores de Bitcoin, pode se interessar por isso.A Exodus também tem materiais educativos importantes, além de oferecer insights sobre as criptomoedas que tem melhor tendência no momento. Está entre as melhores carteiras de criptomoedas grátis no Brasil.

Prós
  • Intuitiva e otimizada para operações com Bitcoin
  • Compra de criptomoedas por cartão e Pix
  • Novatos bem atendidos: suporte ao cliente e materiais educativos
Contras
  • Poderia incluir mais criptomoedas
  • Seu nível de segurança é básico

 

Carteiras Bitcoin Comparadas

Carteira de Bitcoin Segurança Funcionalidades Preço (dólares) Avaliação Final Acesso
Best Wallet Carteira online

Autenticação multifator

Biometria

  • Exchange
  • Distribuição gratuita do token $BEST
  • NFTs
  • App
  • Compra de criptomoedas com R$
Grátis 9/10 ➡️Site oficial
Trezor Carteira offline

Chip Secure Element

Seeds de recuperação com Backup Shamir

Código PIN

  • USB-C
  • App
  • Touchscreen
$59 a $179 9/10 ➡️Site oficial
Ledger Carteira offline

Chip Secure Element

Seeds de recuperação

Código PIN

  • USB-C
  • App
  • Bluetooth
  • Touchscreen
  • NFTs
$79 a $279 9/10 ➡️Site oficial
OneKey Carteira offline

Chip Secure Element

Seeds de recuperação

Código PIN

  • USB-C
  • App
  • Bluetooth
  • Touchscreen
  • NFTs
$19 a $249 9/10 ➡️Site oficial
Exodus Carteira online

Frase de acesso

Recuperação por e-mail

  • Exchange
  • NFTs
  • App
  • Compra de criptomoedas com R$
  • Suporte 24h
  • Materiais educativos e insights de investimentos
Grátis 9/10 ➡️Site oficial

Metodologia — Critérios para Escolher as Wallets de Bitcoin

Cada uma das melhores carteiras Bitcoin tem suas vantagens e desvantagens. Dependendo do seu perfil e objetivo, a sua escolha pode mudar, e inclusive, recomendamos que mude.

Afinal, naturalmente, alguns tipos de wallet oferecem mais segurança, enquanto outras, mais versatilidade. Antes de explorarmos isso melhor, veja os critérios que nos levaram a selecionar as marcas acima:

  • Segurança — um critério sempre em primeiro lugar para quem está no mundo das criptomoedas. Analisamos o histórico das marcas e quais estratégias de proteção são oferecidas aos usuários.
  • Funcionalidades — além de selecionar carteiras com nível de segurança altíssimo, também procuramos nomes úteis para um uso mais diário. Ou seja, quem faz mais operações com Bitcoin também foi considerado aqui.
  • Preço — enquanto as hardware wallets tem um preço mais alto naturalmente, as hot wallets não precisam ser pagas. Por isso, buscamos carteiras de alta qualidade e gratuitas.
  • Acessibilidade — é importante ter fácil acesso às criptomoedas, tanto pelo computador, quanto por aplicativos mobile. Além disso, materiais educativos como o guia Bitcoin para iniciantes tornam a experiência nesses ativos mais fácil. As carteiras selecionadas apoiam o usuário e são facilmente acessíveis.
  • Variedade de características — englobamos hot wallets, cold wallets, marcas renomadas e marcas ainda promissoras. Queremos atender a diferentes perfis de leitor. Por isso, continuamos nosso texto com tópicos importantes no mundo do Bitcoin logo a seguir.

Quais Tipos de Carteiras São Melhores para Bitcoin?

O Bticoin, sozinho, tem 66% da participação na economia de criptomoedas. Se você acabou de pousar nesse terreno fértil, pode estar confuso com os tipos de carteiras existentes. Na verdade, essa acaba sendo uma questão difícil até mesmo para usuários mais experientes. Por isso, descrevemos os tipos abaixo e para quem eles serão úteis.

Hot Wallets ou Carteiras Online

As carteiras quentes (hot wallets) são escolhas mais versáteis para usuários que movem seus bitcoins e altcoins com maior frequência. Essa versatilidade, por sua vez, vem a custo de padrões de segurança menos rígidos.

Mas isso não quer dizer que não sejam seguras. Entretanto, especialistas não as consideram como a melhor opção para armazenar criptomoedas. Principalmente quanto você está lidando com grandes quantidades. Por exemplo, acima de R$10.000, sobretudo acima de R$100.000.

O seu acesso às carteiras digitais é bem mais simples, bastando abrir um aplicativo ou seu computador. Nas hardware wallets, isso é um pouco diferente. Veja a seguir.

Cold Wallets e Hardware Wallets

Vamos simplificar esses termos. As carteiras frias (cold wallets) são o oposto das quentes, ou seja, armazenam seus bitcoins offline. E isso traz um padrão de segurança elevado, pois assim elas estão submetidas a menores probabilidades de três problemas principais. São eles: invasões por hackers, falhas nos sistemas e falências de corretoras.

Entre as Cold Wallets, estão as carteiras de papel. Para criar uma paper wallet, você “literalmente imprime seus bitcoins” para salvá-los offline. O segundo tipo de carteira fria são as Hardware Wallets ou Hardwallets. Essas são dispositivos eletrônicos, que mantém o armazenamento offline, mas podem ser conectadas em dispositivos com acesso à internet.

Esse tipo de wallet é a melhor opção para armazenamento e investimentos a longo prazo. Nelas, você pode guardar altos valores de Bitcoin e outras criptomoedas com métodos de segurança muito fortes.

Qual é o grau de segurança das carteiras Bitcoin?

O grau de segurança das carteiras Bitcoin depende de muitos fatores. O primeiro, o tipo de wallet, já destrinchamos acima. Outros fatores importantes são as próprias companhias que você escolher utilizar. Busque pela reputação delas e avaliações dos próprios clientes.

Entretanto, em geral, utilizar carteiras Bitcoin não te trará grandes inseguranças. Problemas podem acontecer, entretanto, qualquer sistema online (ou offline) tem suas suscetibilidades. Invasões e problemas de segurança podem acontecer com os próprios bancos digitais ou durante uma simples caminhada na rua, por exemplo.

Para esclarecer melhor esse ponto, a seguir apresentamos algumas estratégias de segurança mais comuns nas carteiras de criptomoedas.

Criptografia

As criptomoedas e carteiras envolvem a criptografia, um dos elementos de segurança presente em várias indústrias. Diversos sites utilizam esse sistema, que é apenas o mais básico e fundamental no setor do Bitcoin e demais ativos.

Senhas e Seeds de Recuperação

 

Dependendo do tipo de carteira, esse elemento pode ser um pouco diferente. Entretanto, as wallets que listamos aqui possuem essas chaves de recuperação de conta. Elas podem ser ativadas durante um novo acesso às suas criptomoedas.

Sua complexidade tende a ser ainda maior em Hardware Wallets. E, a grande segurança dessas carteiras está exatamente nisso. Armazene as suas seeds (sementes) com segurança, e mesmo que perca a carteira física, estará protegido.

Autenticação de Dois Fatores ou Multifator

Um procedimento também utilizado por empresas de vários ramos. Praticamente toda carteira de Bitcoin conta com ele. É um elemento excelente que personaliza a proteção no momento de acesso a um dispositivo.

Monitoramento e Otimização

O trabalho de monitoramento, vigilância e otimização das carteiras é um dos mais importantes para garantir a segurança delas. Novas tentativas de invasões acontecem diariamente, por isso, as empresas estão atentas 24 horas. Especialistas em segurança, inteligência artificial e outros componentes atuam em conjunto para fiscalizar e aprimorar algoritmos e sistemas.

Como Funcionam as Carteiras de Bitcoin?

Iniciantes em criptomoedas devem se perguntar: onde os bitcoins são armazenados? Bom, tudo começa no blockchain. A grosso modo, essa é uma rede que registra e armazena dados como se fosse um sistema de um banco.

Quando você armazena bitcoins em carteiras ou terceiriza isso para corretoras e outros sistemas, na realidade eles não estão lá. Esses são apenas sistemas que funcionam como chaves para acessar as criptomoedas, que na verdade, estão no blockchain.

Ou seja, as carteiras de Bitcoin são dispositivos online ou físicos que possuem chaves singulares. Cada indivíduo possui as suas chaves e pode utilizar como endereços. Elas, então, levam você até os seus ativos e te permitem movimentá-los.

A seguir, explicamos melhor as diferenças de simplesmente deixar essas chaves com terceiros (corretoras/exchanges) ou adotar carteiras próprias. Estamos falando da custódia de criptomoedas.

O que é a Custódia Numa Carteira Bitcoin e Quais as Vantagens?

As corretoras de criptomoedas podem ser o local ideal para quem procura operar com Bitcoin e outros ativos. Mas, para maiores valores e mais segurança, talvez você prefira as carteiras. O que acontece aqui é que a custódia dos seus bitcoins estará no seu controle. As moedas e o dinheiro são seus e você os controla.

Já nas exchanges ou outras entidades, elas podem decidir o que fazer com seus ativos. Evidentemente, há muitas corretoras honestas e seguras. Entretanto, a suscetibilidade a falhas, invasões e outros problemas é maior nelas.

Por isso, nunca é demais relembrar a frase que defende a autocustódia como uma alternativa mais segura: “seja o seu próprio banco”. Isso quer dizer que as chaves para acessar seu dinheiro estão “na sua mão”, e não em posse de terceiros.

Como Gerir a Carteira Bitcoin e Convertê-la em Reais?

Agora, mostraremos como funciona um processo de depósito ou saque em uma carteira de Bitcoin. Em algumas wallets, você pode conseguir vender seu saldo em criptomoedas diretamente para uma moeda fiduciária, como dólar, euro e até real.

Apesar disso, o caminho mais fácil e mais escolhido é utilizar uma corretora como a Binance. Veja um exemplo de compra e venda na carteira Bitcoin Exodus.

1. Crie uma Carteira

Escolha uma das wallets que listamos acima. Para as Hardware Wallets, será necessário comprar o dispositivo físico e configurar no seu computador. Nas Hot Wallets como a Exodus, basta entrar no site da plataforma e baixar o software.

No site, basta escolher se quer o aplicativo para computador, iPhone, Android ou extensão do navegador. Complete a instalação rápida. Em seguida, selecione a opção de criar uma carteira.

2. Defina uma Senha

Na sequência, crie sua senha e sua carteira estará preparada para enviar e receber bitcoins em segundos.

3. Escolha Comprar ou Receber Criptomoedas

Agora, você tem duas opções. A primeira é comprar criptomoedas. Nela, o sistema te redirecionará para um software de pagamentos. Então, digite os dados e complete a transação.

Caso você já tenha criptomoedas em uma exchange, você pode escolher a opção receber criptomoedas e obter um endereço de depósito.

4. Comprar Bitcoin

Para comprar Bitcoin, defina o valor que deseja receber e você será redirecionado para a página. Complete a transação e aguarde o processamento.

5. Converter em Reais: Vender Bitcoin da Sua Carteira

Você já transferiu bitcoins para a sua carteira com sucesso. Agora, você pode precisar converter essas criptomoedas em reais, de volta para uma conta do banco, por exemplo. O processo pode parecer complexo para iniciantes, mas com o tempo se torna bastante simples.

De forma resumida, os passos são:

  1. Criar uma conta em uma exchange como a Binance e ir até depósito;
  2. Em seguida, colete o endereço e venda suas criptomoedas para a corretora;
  3. Na corretora, saque o dinheiro para sua conta bancária em reais.

Veja em mais detalhes abaixo.

6. Acesse uma Exchange e Crie sua Conta

Deixe os seus bitcoins em espera na carteira e vá até uma exchange. Para ajudar na escolha de uma, consulte o texto melhores corretoras de criptomoedas no Brasil.

Para começar, crie sua conta. Todo o processo é bem rápido. Selecione cadastre-se e siga o procedimento como seria em qualquer outro site.

7. Selecione Depositar

Agora, vá até depositar. Você começará o processo de receber bitcoins na sua conta da corretora.

8. Selecione o Bitcoin e Obtenha o Endereço

Escolha o Bitcoin, a rede e então a exchange te providenciará um endereço de depósito. Copie esse código.

9. Na Carteira, Vá até Enviar

Encontre a seção de enviar criptomoedas e selecione o Bitcoin.

 

10. Digite o Endereço Obtido na Exchange

Cole o endereço copiado da corretora e faça a transação. Seu dinheiro chegará na exchange em pouco tempo.

11. Converta em Reais

Agora, na corretora, você só precisa acessar a sua carteira e ir até em saque. Selecione a moeda BRL ou R$ e continue para receber seu pagamento. Agora, você pode receber por métodos simples como o Pix e transferência bancária.

Conclusão

Nesse texto, mais do que conhecer a 5 melhores carteiras Bitcoin, você encontrou um guia completo para elas. Nós exploramos melhor cada uma das wallets incluindo diferentes tipos. Por isso, seja qual for o seu perfil e necessidades, as opções acima podem ser úteis.

Também explicamos como funcionam essas carteiras, a custódia e a diferença entre Hot e Cold Wallets. Ao final, você encontrou um passo a passo para criar uma carteira, bem como vender e comprar criptomoedas por ela.

Importantes para armazenar e mediar transações em Bitcoin, conhecer as wallets é fundamental. Felizmente, agora você já sabe um pouco mais sobre elas.

Perguntas Frequentes

O que é carteira Bitcoin?

Uma carteira Bitcoin é um software online ou dispositivo offline que armazena suas criptomoedas. Você pode utilizá-la para guardar seus bitcoins com maior segurança.

Como criar uma carteira de Bitcoin?

Para criar uma carteira Bitcoin, primeiro selecione um tipo entre Hot e Cold Wallet. Na primeira, basta entrar no site da empresa escolhida e baixar a wallet. Na segunda, faça a compra do dispositivo físico e o configure quando o receber.

O que é endereço de carteira Bitcoin?

O endereço de uma carteira Bitcoin é o que lhe permite receber e enviar criptomoedas. Como o nome diz, ele serve para identificar um usuário ou conta específica. Uma espécie de “chave Pix”, digamos assim.

Compartilhar

This website uses cookies.