Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Caso Colonial Pipeline

Estados Unidos recuperam 63,7 Bitcoins pagos em ransomware

  • Por Juliana Nascimento
  • - 08/06/2021
  • às 10:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Estados Unidos recuperam 63,7 Bitcoins pagos em ransomware
Foto: Pexels
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Investigadores dos Estados Unidos recuperaram os R$ 22,1 milhões pagos em Bitcoin pela Colonial Pipeline a hackers, segundo a CNN. Um agente do FBI conta que o grupo de hackers DarkSide não poderá mover os fundos, contudo, não revelou o método utilizado.

Em 7 de maio, o oleoduto da empresa sofreu um ataque de ransomware que bloqueou suas operações por quase uma semana. O CEO da companhia disse que atendeu ao pedido de resgate dos criminosos depois que funcionários não conseguiram restaurar o sistema.

Publicidade

No entanto, nos bastidores, Joseph Blount acionou autoridades federais sobre o caso. De acordo com fontes, o FBI liderou a operação de rastreio da carteira de criptomoedas usada pelos criminosos.

Ataque ao oleoduto

Em maio, a Colonial Pipeline foi vítima de um código malicioso no sistema. Um ataque de ransomware provocou o fechamento da fábrica por quase uma semana.

Ransomware é uma prática na qual os arquivos de um dispositivo, como um banco de dados, são criptografados e a vítima perde o acesso. Então, os hackers cobram um “resgate” — geralmente em criptomoedas — para liberar os arquivos.

Publicidade

À época, o The Wall Street Journal apurou que a paralisação da empresa provocou uma alta no preço do gás e uma escassez de combustíveis em parte do sudoeste dos EUA.

Para evitar uma crise ainda mais problemática, Blount pagou aos hackers por uma ferramenta para desbloquear o sistema e retomar o controle da empresa.

“Devo admitir que não me senti confortável em ver o dinheiro sair pela porta para pessoas assim. […] Contudo, foi a coisa certa a se fazer pelo país”, disse o CEO da Colonial Pipeline ao WSJ.

Publicidade

Embora o pagamento tenha sido feito, Blount notificou às autoridades dos EUA sobre o crime. O FBI liderou as operações e rastrearam a carteira receptora dos Bitcoins.

Fontes ligadas a CNN informaram que o Departamento de Justiça deve anunciar detalhes da operação em breve. Por enquanto, sabe-se que o valor foi recuperado.

Além disso, investigadores acreditam que o DarkSide esteja por trás do ataque. O grupo é conhecido por compartilhar ferramentas de malware com outros hackers.

Publicidade

O uso de criptomoedas em atividades ilícitas

Para Anne Neuberger, vice-assessora de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o uso indevido das criptomoedas é um facilitador de atividades ilícitas.

“É assim que as pessoas tiram dinheiro disso. Com o aumento do anonimato, das criptomoedas e dos serviços de mixagem que essencialmente lavam fundos. […] As empresas se sentem pressionadas, principalmente se não fizeram o trabalho de segurança cibernética, para pagar o resgate e seguir em frente”, disse.

Segundo a CNN, as agências federais dos EUA são adeptas do rastreamento de criptomoedas usadas para pagar hackers. No entanto, fontes anônimas contam que a capacidade do governo em ter uma resposta eficaz nesse cenário é incerta.

Publicidade

De acordo com um dos entrevistados, o auxílio do governo em operações de resgate depende de possíveis falhas no sistema dos criminosos.

“Serão necessárias defensas aprimoradas, quebrando a lucratividade do ransomware, além de uma ação direcionada aos invasores para impedir isso.”

Para Alex Stamos, ex-chefe de segurança do Facebook, a solução do problema está na criminalização de operações com criptomoedas.

Publicidade

“Na era do Bitcoin, lavar dinheiro é algo que qualquer entusiasta de tecnologia pode fazer. Agora, não é necessário mais um grande aparato de crime organizado. […] Acho que devemos proibir os pagamentos”, defendeu.

Leia também: 5 plataformas para lucrar com tokens na Binance Smart Chain

Leia também: Traders brasileiros estão entre os que mais lucraram em 2020 com Bitcoin

Publicidade

Leia também: Bitcoin derrete 10% em 24 horas; Ethereum e Binance Coin acompanham

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.