Início » Guias para Iniciantes no Mercado de Criptomoedas » Guia sobre o mercado de criptomoedas no Brasil

Guia sobre o mercado de criptomoedas no Brasil

Este guia é um grande dicionário de termos utilizados no mundo das criptomoedas. Este dicionário está em constante atualização.

Busque o termo desejado usando CTRL + F no seu computador.

Não achou algum termo? Comente aqui com o termo desejado e nós atualizaremos o guia assim que possível.

O que é Bitcoin?

De forma simples e objetiva, o Bitcoin (BTC) é uma moeda digital, criptoativo ou criptomoeda que existe somente na Internet. Trata-se do primeiro ativo digital descentralizado. O BTC não depende de nenhum governo, Banco Central ou entidade centralizadora.

Confira o artigo completo: O que é Bitcoin? Guia para iniciantes

Quem inventou o Bitcoin?

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo que lançou o whitepaper do Bitcoin em outubro de 2008, e desde então segue com sua verdadeira identidade não revelada, podendo ele ser um homem, uma mulher ou até mesmo um grupo de pessoas.

Confira o artigo completo: Afinal, quem é Satoshi Nakamoto?

O que é blockchain?

A blockchain é, de forma simplificada, um livro de registro de dados imutável, distribuído em um grande grupo de computadores espalhados pelo mundo e que não pertencem à nenhuma entidade. Esses dados são organizados em blocos que são protegidos e ligados entre si usando princípios criptográficos, formando uma cadeia, daí o termo “blockchain”.

Confira o artigo completo: O que é blockchain?

O que é mineração?

A atividade de mineração é a espinha dorsal da rede do Bitcoin. Os mineradores fornecem segurança e confirmam transações da criptomoeda na blockchain. Sem os mineradores, a rede seria atacada e disfuncional. A mineração do Bitcoin em si é feita por computadores especializados, que demandam grandes quantidades de energia para funcionar, necessitando portanto um investimento alto para fazer parte da rede e tornar-se um minerador, como é chamada a figura responsável pela mineração.

Confira o artigo completo: O que é e como funciona a mineração do Bitcoin

O que são altcoins?

As altcoins são criptomoedas alternativas ao Bitcoin. Como exemplo de altcoins podemos citar Litecoin (LTC), deCRED (DCR), Zcash (ZEC), Dash e Ethereum (ETH).

O que são exchanges?

As exchanges de criptoativos são empresas que facilitam troca de criptomoedas. As mais famosas no Brasil fazem negócios – principalmente – entre Bitcoin e Real. Porém, também existem exchanges que trocam criptomoedas por outras criptomoedas, como a Binance e a Bittrex.

O que são stablecoins?

Stablecoins são criptoativos com lastro em algum ativo ou grupo de ativos estáveis, como por exemplo dólar e euro. O objetivo, como o próprio nome diz, é que a stablecoin seja uma criptomoeda estável. Atualmente, a stablecoin mais conhecida no mercado é o Tether (USDT), teoricamente lastreado em dólares.

O que são wallets?

Wallet, ou carteira, é o local onde são armazenadas as criptomoedas. Existem diferentes tipos de carteiras, por exemplo a hot wallet, uma carteira com conexão à Internet (online), e a cold wallet, uma carteira em hardware sem conexão com a internet (offline). As hot wallets são comumente comparadas à uma conta corrente na qual é possível movimentar rapidamente uma determinada quantia. Já as cold wallets, são comparadas à uma poupança, pois trata-se de um armazenamento de mais longo prazo.

Confira o artigo completo: Melhores Carteiras de Criptomoedas

O que é Replace-by-Fee (RBF)?

Trata-se de um método que permite substituir uma transação não confirmada por uma transação diferente, usando uma taxa maior. Ideal para transações que ficam presas na blockchain por usar uma taxa baixa.

O que é KYC?

KYC (Know Your Customer) é o termo aplicado ao processo utilizado para identificação de clientes. O KYC consistem em procedimentos que empresas que trabalham com criptomoedas, como as exchanges, devem seguir. O objetivo é evitar que as criptomoedas sejam utilizadas para atividades ilíticas e/ou criminosas.

O que é uma DEX?

DEX é uma exchange descentralizada, ou seja, que não possui um agente intermediário. Neste tipo de exchange, os usuários realizam as trocas de uma forma direta e automatizada.

Confira o artigo completo: Como funciona uma exchange descentralizada?

O que determina o preço do Bitcoin (BTC)?

A cotação do Bitcoin é determinada basicamente por uma das leis econômicas mais antigas: a lei da oferta e da demanda.

Confira o artigo completo: O que determina o preço do Bitcoin?

O que é MarketCap?

MarketCap em tradução literal significa “Capitalização do Mercado”, mas é comumente chamado de valor de mercado. A fórmula para definir o marketcap de uma criptomoeda é o Valor Unitário multiplicado pela Quantidade de Moedas Circulantes. Exemplo hipotético: Moeda X custa R$1.000 e existem 100.000 moedas em circulação. Portanto, o marketcap da Moeda X é R$100.000.000. Existem sites que apresentam um rankeamento das criptomoedas de acordo com esta métrica. O mais famoso deles é a ferramenta CoinMarketCap.

O que é Ethereum?

O Ethereum (ETH) é a segunda maior criptomoeda em valor de mercado, perdendo apenas para o Bitcoin. De acordo com o whitepaper do próprio projeto, “o Ethereum é uma plataforma que executa implementação de aplicações descentralizadas (DApps) e de smart contracts (contratos inteligentes). DApps são programas de computador que removem a necessidade de intermediários em basicamente qualquer serviço centralizado existente ao permitirem que qualquer pessoa confie em uma contraparte desconhecida para realizar os mais variados tipos de negócios e acordos de forma 100% digital”.

Confira o artigo completo: Ethereum: um guia para iniciantes

O que são contratos inteligentes?

Em 2008, que Satoshi Nakamoto desenvolveu o primeiro contrato inteligente: o Bitcoin. No entanto, o Bitcoin permitia apenas aplicações simples, como enviar e receber valores e registrar transações na blockchain. Foi para resolver esse problema que Vitalik Buterin tornou os contratos inteligentes (smart contracts) reais por meio do Ethereum. O Ethereum permite a criação de smart contracts, que são aplicações semelhantes aos contratos tradicionais, mas cujas “cláusulas” são executadas automaticamente quando determinadas circunstâncias são cumpridas.

Confira o artigo completo: O que são contratos inteligentes?

O que são forks?

Um “fork”, em poucas palavras, é uma atualização de software ou protocolo de uma criptomoeda. Como regra, essa atualização pode ou não ser compatível com as suas versões anteriores, isso é o que define um soft fork ou um hard fork.

O soft fork trata-se de uma atualização de software compatível com uma versão anterior, e isso pode acontecer e acontece a todo momento nos protocolos de muitas criptomoedas. Um hard fork ocorre quando os desenvolvedores de determinada criptomoeda lançam uma atualização de software não compatível com a versão anterior do seu protocolo dela, criando uma ramificação dessa criptomoeda com a ajuda do mesmo código básico. Nesse caso ocorre a criação de uma nova criptomoeda, como foi o caso do surgimento do Bitcoin Cash (BCH) a partir de uma divisão da rede do Bitcoin.

Confira o artigo completo: Entenda o que são forks e airdrops

O que são Atomic Swaps?

Atomic Swap em tradução literal significa “Troca Atômica”. Consiste em uma forma de trocar duas criptomoedas diferentes de forma rápida e não suscetível a trapaças. A transação ocorre entra as blockchains das criptomoedas envolvidas e é baseada em contratos inteligentes.

Fonte: O que são Atomic Swaps?

O que são hashs?

As transações executadas são agrupadas em blocos, que quando atingem um certo número de transações são “carimbados”, gerando um código chamado “hash”. Um exemplo de hash é 0000000000000000000ccd8d997083c8bf0f67069af8cd9b711d4516a70063c7. Se buscarmos esse código de hash em alguns sites chamados “Block Explorer” – como o Blockchain.com – podemos visualizar todos os detalhes da transação.

O que é a CVM?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia federal brasileira que regulamenta a oferta de todo e qualquer valor mobiliário em território nacional. Além disso, toda e qualquer oferta pública deve ser registrada na CVM previamente.

O que é a SEC?

SEC é a sigla para Securities and Exchange Commission, ou seja, Comissão de Valores Mobiliários, um órgão equivalente à CVM nos Estados Unidos.

O que é fiat?

Moeda ou dinheiro fiat ou fiduciário é aquele que possui valor devido à sua aceitação. São as moedas impressas e distribuídas pelos bancos centrais de governos espalhados pelo mundo. Exemplos de moeda fiduciária: Real, dólar, euro, libra esterlina e etc.

O que são nós (nodes)?

De modo geral, um node (nó) é um computador conectado à uma rede. No contexto da Internet e de sua casa por exemplo, seu telefone é um nó, seu notebook é um nó, seu roteador é um nó e assim por diante. Os nós podem assumir vários perfis, tamanhos e formas. Cada um deles desempenha um papel diferente – mas vital – no funcionamento de uma rede, ou da sua casa, conforme exemplo descrito acima. No caso da blockchain do Bitcoin, existem quatro tipos principais de nós: nós completos (full nodes), super nós (master nodes), nós leves (light nodes) e nós de mineração (mining nodes). Full nodes, master nodes e light nodes executam funções semelhantes, enquanto mining nodes executam uma função completamente diferente.

O que é ETF?

ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, fundos de índices comercializados como ação, em bolsas. É uma forma de investimento que existe para facilitar a vida dos usuários, pois ele reflete a performance de um ativo específico ou de uma cesta de ativos. Um ETF de Bitcoin, por exemplo, refletiria a performance do Bitcoin. Desta forma, o usuário pouco acostumado com o mercado de criptomoedas conseguiria se expor a elas comprando um ETF de BTC nas bolsas de valores tradicionais, por exemplo.

O que é Liquidez?

Liquidez é a velocidade/facilidade que um determinado ativo é transformado em outra moeda. Por exemplo: Bitcoin apresenta muita liquidez, pois você consegue transformá-lo muito rapidamente em moeda fiduciária. Um imóvel não possui tanto liquideze, pois você demora um tempo para conseguir vendê-lo.

O que é deságio?

Deságio é a diferença negativa entre o valor de mercado de um determinado ativo e o valor de comercialização. Exemplo: Vamos supor que o Bitcoin tenha o valor de mercado de R$ 40.000,00. Um Bitcoin com deságio de 5% é comercializado a R$ 38.000,00, que é o valor de mercado subtraído de 5%.

O que é ICO?

ICO é a sigla de Initial Coin Offering. Portanto, ICO é uma Oferta Inicial de Moeda. O nome é uma analogia às IPOs, que são as listagens nas bolsa de valores. As ICOs são feitas por equipes que possuem um projeto, mas precisam de capitalização para poderem tirá-lo do papel. É, portanto, um levantamento de capital para a execução do projeto. É um investimento de altíssimo risco, visto que muitos destes projetos jamais saíram do papel.

Confira o artigo completo: O que são ICOs?

O que é “Ataque de 51%”?

Um ataque de 51% à uma blockchain acontece quando um minerador ou um grupo de mineradores tentam controlar mais de 50% do poder de mineração (poder computacional, taxa de hash ou hashrate) de uma rede. Caso consigam, esses agentes podem impedir que novas transações ocorram ou sejam confirmadas.

Agentes maliciosos podem se beneficiar de um ataque de 51% para reverter transações que já ocorreram em uma blockchain, no que passou a ser conhecido como gasto duplo. Por exemplo, pode-se gastar cinco Bitcoins para comprar um carro. Depois que o carro é entregue, a lógica determina que os Bitcoins sejam transferidos para cobrir o custo da compra. No entanto, ao realizar um ataque de 51%, um invasor poderá reverter uma transação, resultando no reembolso de todas as criptomoedas usadas para financiar a transação. No final, o atacante torna-se proprietário do carro e dos Bitcoins usados para comprá-lo.

Retornos fixos mensais são viáveis nas Criptomoedas?

Infelizmente muitos oportunistas se aproveitam da alta volatilidade das criptomoedas e do desconhecimento da tecnologia para aplicar golpes. Ao longo da história se tornaram comuns pirâmides financeiras que se “fantasiam” de empresas de criptomoedas. Rendimentos fixos mensais elevados não é algo viável e/ou sustentável.

Confira o artigo completo: Entenda porque ofertas de rendimentos fixos mensais de dois dígitos são insustentáveis

O que é ATH?

ATH é a sigla de All Time High. Portanto, é o maior valor já alcançado pelo ativo. O ATH do Bitcoin, por exemplo, foi no dia 16/12/2020 e cada unidade custava US$ 20.799,15.

O que é ATL?

ATL é a sigla de All Time Low. Portanto, é o menor valor já alcançado pelo ativo.

O que é Halving?

O halving é o evento no qual a recompensa de mineração da criptomoeda é reduzida em 50%.

O que é Ticker?

O Ticker é um simbolo que representa uma criptomoeda. É uma abreviação.Por exemplo, o Ticker do Bitcoin é o BTC. O Ticker do Ethereum é o ETH.

O que é DeFi?

Finanças descentralizadas, ou DeFi, é o ramo no qual serviços financeiros do mercado tradicional são feitos de forma descentralizada. Empréstimos, transações e liquidez são obtidos sem que haja um intermediário. Os próprios usuários das plataformas são os responsáveis pelas movimentações.

Confira o artigo completo: O que é DeFi? Conheça a definição e seus casos de uso

O que é liquidity pool?

Um liquidity pool ou pool de liquidez é um dos principais mecanismos das finanças descentralizadas. De forma simplificada, trata-se de um amontoado de ativos digitais depositados por usuários que facilitam a liquidez de um protocolo. Esse conceito impacta em diversas outras áreas de um protocolo DeFi.

O que é mempool?

Quando uma transação é feita em uma blockchain, mas ainda não foi registrada nos blocos, ela está na mempool. Desta forma, mempool é onde todas as transações não confirmadas ficam armazenadas antes de sua inclusão definitiva na blockchain.

O que são contratos futuros?

Contratos futuros são opções que investidores possuem para especular sobre o preço futuro do Bitcoin e outras criptomoedas sem possuí-las em carteira. Ou seja, trata-se de um instrumento de exposição sem a necessidade de custódia.

O que é NFT?

Em tradução literal, NFT quer dizer tokens não fungíveis. A palavra fungibilidade descreve o atributo de um bem que pode ser substituído por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. Por exemplo, o dinheiro é um bem fungível, pois uma nota de R$ 100,00, por exemplo, possui o mesmo valor.

Dessa forma, quando alguém pede emprestado R$ 100,00, a pessoa que pegou emprestado não precisa devolver exatamente a mesma cédula. De fato, ela não precisa sequer devolver uma cédula de R$ 100,00, mas pode entregar duas de R$ 50,00, cinco de R$ 20,00 e assim por diante. Em todos os casos, o valor do dinheiro é o mesmo. Por outro lado, bens não fungíveis não podem ser substituídos por outro equivalente.

Confira o artigo completo: O que é NFT: veja aqui o que você precisa saber

O que é APY?

Sigla muito utilizada no ramo de DeFi, ela representa o percentual de rendimento anual de um investimento.

O que é Bridge?

Bridge é o termo em inglês para ponte e, no mercado de criptomoedas, significa uma conexão entre duas diferentes blockchains. Por meio da ponte, é possível transferir tokens e dados de uma rede a outra de forma segura e compatível. 

Uma ponte famosa, hoje já não tão utilizada, era aquela usada pelos jogadores de Axie Infinity. Para transferir ETH da rede Ethereum para a rede Ronin, que usava uma versão sintética da ETH, era necessário usar uma ponte.

O que é CBDC?

CBDC é a sigla em inglês para “Moeda digital de banco central”. Como o nome sugere, as CBDCs são projetos de bancos centrais envolvendo a criação de uma versão digital de uma moeda fiduciária. Um exemplo é o Real Digital, plano para criar a versão digital da moeda brasileira.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil