Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Agência de risco alerta sobre os perigos da Tether

  • Por Luciano Rocha
  • - 14/02/2018
  • às 14:58
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Weiss Ratings, principal agência de classificação de ativos independente de instituições financeiras norte-americana, lançou nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, mais um relatório referente às criptomoedas. Dessa vez, o alerta foi para a Tether (USDT).

Em um relatório intitulado The Danger of Tether (O Perigo da Tether), a agência alerta para os riscos envolvendo a terceira maior criptomoeda em volume de transações, que surgiu para ser uma espécie de dólar digital. Dentre os principais riscos estão a falta de uma auditoria clara e a possibilidade de não existirem dólares suficientes para cobrir todos os Tethers já emitidos.

Publicidade

Criptotoken fiduciário

A USDT surgiu com o intuito de fornecer uma maior estabilidade e segurança ao mercado de criptomoedas. O objetivo era estabelecer a paridade de 1:1 com o dólar, ou seja, para cada USDT emitido, deveria existir um dólar como lastro.

O grande problema, segundo o relatório, é o fato de que nunca houve uma auditoria clara do sistema que mostrasse que a Tether Limited, empresa que emite os tokens USDT, tem os dólares equivalentes aos tokens emitidos – hoje existem cerca de 2,2 bilhões de USDT no mercado. Embora a Tether tenha contratado uma empresa para auditar suas contas, ela foi demitida pouco tempo depois – o que contribuiu para o aumento dos rumores sobre a insegurança do sistema.

O relatório da Weiss aponta que existe um grande risco com essa prática, conforme mostra o trecho abaixo:

Publicidade

“O grande problema: nunca houve uma auditoria, e as pessoas que estão por trás da Tether têm sido bastante evasivas quando questionadas. Eles reivindicaram continuamente que seus tokens são apoiados 100% em dólares, mas eles não apresentaram qualquer evidência para apoiar essa reivindicação.”

A principal preocupação é de que a Tether Limited esteja criando um sistema de reservas fracionadas. Ou seja, a empresa teria apenas uma fração dos dólares que lastreiam os tokens USDT. Portanto, se todos os detentores dos tokens decidissem trocá-los por dólares, a empresa poderia ter dificuldades para ressarcir os investidores, podendo até mesmo ir à falência.

Outras recomendações

Junto com o alerta sobre o risco de solvência, a agência de classificação de risco também elencou outros cinco fatores de risco em seu relatório.

Fato 1: A Tether é a única “criptomoeda” com volume de negócios que frequentemente excede o seu limite de mercado;

Publicidade

Fato 2: Isso significa que todo o fornecimento de Tether muda de mãos regularmente, às vezes mais do que uma vez por dia. Em economia, chamamos isso de “velocidade de dinheiro”;

Fato 3: Isso é importante saber porque nos diz que o Tether é usado em altos volumes. É uma das principais fontes de liquidez nos mercados;

Fato 4: A liquidez é a força vital de um mercado. É o que torna os preços mais estáveis e transparentes;

Publicidade

Fato 5: As conseqüências de um eventual problema com a USDT podem ser de grande alcance. O que acontece se a Tether se revelar uma fraude? Ou o que acontece se um grande governo determinar que criptomoedas como Tether estão sendo usadas pelas exchanges para evitar regulamentações? E se essa grande fonte de liquidez evaporar de repente?

O relatório afirma que o caso Tether é mais do que um simples FUD (medo, incerteza e dúvida, na sigla em inglês) e que existem razões concretas para se preocupar.

Orientações de proteção

Devido ao alto risco envolvido, a Weiss deixou aos leitores algumas dicas sobre como se proteger:

Publicidade

1) fique com as criptomoedas que classificamos entre as melhores. A Weiss lançou o seu ranking de classificação de criptomoedas, que pode ser visto aqui. A melhor criptomoeda também pode cair de preço, é claro, mas sua tecnologia e fundamentos fortes lhe dão proteção sólida contra graves danos a longo prazo;

2) NÃO mantenha criptomoedas em exchanges, especialmente aqueles que usam Tether;

3) não importa quais moedas compre e quais exchanges usa, não use pares baseados em USDT;

Publicidade

4) tenha sempre em mente que esses tipos de deslocamentos ocorreram antes e ocorrerão novamente.

Conclusão

A Tether tem apresentado diversos problemas que colocam em xeque a sua segurança. Diversos especialistas têm lançado alertas a respeito de sua segurança e estabilidade. Fernando Ulrich, importante porta-voz sobre Bitcoin do Brasil, por exemplo, dedicou dois vídeos sobre o tema (aqui e aqui).

O impacto disso no preço do Bitcoin ainda é incerto, mas certamente haverá. Para quem utiliza exchanges, o melhor é ficar de olho e evitar deixar altas quantias paradas nessas empresas por muito tempo.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.