Categorias Notícias

União Europeia planeja euro digital para se proteger de “criptomoedas estrangeiras”

Um executivo do Banco Central Europeu (BCE) elogiou a futura criação de um euro digital. Para ele, a medida pode salvar a zona do euro de depender de moedas digitais emitidas por entidades estrangeiras.

O executivo em questão foi Fabio Panetta. Membro executivo do BCE e ex-chefe do banco central italiano, ele expressou sua opinião em um texto escrito nesta sexta-feira (2).

BCE protege euro e critica CBDCs externas

Para Panetta, a União Europeia (UE) precisa “estar pronta para um euro digital.”

Ele disse que o objetivo previsto de uma moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês) seria “preservar o bem público que o euro fornece aos cidadãos”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mas um euro digital também garantiria que emissores baseados no exterior – sejam outros bancos centrais ou empresas privadas – não se tornassem muito essenciais para a estabilidade da zona do euro.

Para muitos, isso poderia até ameaçar a soberania monetária do BCE. De fato, o banco já criticou diversas iniciativas de CBDCs, como o yuan digital da China.

Nem mesmo os membros da União Europeia ficaram imunes a isso. Em 2017, o BCE criticou a tentativa da Estônia de criar uma moeda digital própria, a Estcoin.

Consequentemente, o projeto estoniano acabou sendo abandonado.

Relatório reforça necessidade de euro digital

O texto de Panetta veio em um momento oportuno. No início deste mês, o BCE divulgou um relatório sobre a proposta de um euro digital.

Ele contrapõe as CBDCs às criptomoedas e stablecoins privadas. Para o BCE, estas podem exigir que os usuários cedam sua privacidade financeira a entidades com fins lucrativos.

Porém, o relatório não traz os riscos da cessão de privacidade dos usuários aos bancos centrais.

Para o BCE, as CBDCs também oferecem aos cidadãos um acesso mais fácil a um método de pagamento, melhorando assim a inclusão financeira.

A União Europeia tenta recuperar o atraso na corrida pelas CBDCs. A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse no mês passado que países como a China superaram a UE no desenvolvimento do CBDC.

O ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, foi mais direto. Ao falar sobre a Libra do Facebook, ele disse que a moeda realmente ameaçava acabar com o projeto europeu.

Leia também: “Bitcoin é uma péssima moeda”, diz Lobo de Wall Street

Leia também: Como comprar criptomoedas? Aprenda tudo que você precisa com esse guia

Leia também: PIX será gratuito para pessoas físicas e MEI, confirma Bacen

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.