Colunistas

Tornado Cash aprova primeira proposta de governança desde as sanções

O Tornado Cash, um protocolo de privacidade que permite aos usuários ocultar o fluxo de criptoativos, aprovou a sua primeira proposta de governança desde que o Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC) impôs sanções sobre ele em agosto.

A proposta faz tornadocash.eth, o domínio Ethereum Name Service (ENS) do protocolo, apontar para uma nova interface construída pela comunidade para o Tornado Cash. A interface anterior dependia de uma versão hospedada do The Graph, um protocolo de dados que abandonou o suporte para o Tornado Cash após as sanções, conforme Micah Zoltu, um engenheiro, disse ao The Defiant.

Tornado Cash

proposta, aprovada por unanimidade no dia 13 de dezembro, também abordou outros “pontos fracos” na interface, disse Zoltu. Um usuário que votou com quase 20.000 tokens TORN deixou uma nota sobre Alexey Pertsev, o programador que contribuiu para o Tornado Cash e que está preso na Holanda.

A mensagem do maior eleitor do TORN

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“[O voto] significa que o Tornado Cash é realmente um projeto comunitário e não apenas um falso projeto comunitário como muitos”, disse Zoltu. “Isso significa que ainda existem pessoas por aí que realmente se preocupam em tornar o mundo um lugar melhor e não estão nisso apenas pelo dinheiro.”

De fato, as sanções da OFAC, juntamente com a prisão de Pertsev dias depois, galvanizaram a indústria cripto como poucos outros eventos. A Coinbase, por exemplo, financiou um processo para suspender as sanções. Enquanto isso, o Coin Center, um grupo de defesa sem fins lucrativos para criptomoedas, também processou o Departamento do Tesouro dos EUA.

À luz do status legal ambíguo do Tornado Cash, é digno de nota que pelo menos algumas pessoas estavam dispostas a votar na proposta. “Como detentor do TORN, você certamente está se expondo a riscos legais complexos ao participar”, tuitou Martin Köppelmann, cofundador da Gnosis, uma sidechain da rede Ethereum.

Controle Comunitário

A capacidade da comunidade do Tornado Cash de modificar o projeto mostra que o protocolo pode operar independentemente de sua liderança anterior. “[A aprovação] indica ao governo da Holanda que Alexey não comanda as coisas. Então, ele deve ser libertado”, disse Zoltu.

Um elemento crucial dos protocolos cripto é a ideia de que os desenvolvedores podem implantar um código-fonte aberto sobre o qual não têm controle, dependendo da implementação. Como uma extensão disso, os desenvolvedores podem implantar um código imutável que não pode impedir que os usuários interajam com ele.

No futuro, a comunidade do Tornado Cash indicou que continuará a sustentar o projeto, apesar das sanções da OFAC. A OFAC citou a lavagem de dinheiro como motivo para a imposição de sanções. Isso porque o Lazarus, grupo de hackers norte-coreano, foi vinculado a dois hacks de US$ 100 milhões em 2021, usando o Tornado Cash nos casos.

‘Imparável’

Com uma proposta bem-sucedida, o projeto talvez esteja testando a resiliência dos protocolos em blockchain de uma forma que nenhum deles fez até agora. Outra proposta seguirá a primeira, de acordo com a recém-criada conta do Twitter da Comunidade Tornado Cash, que classifica o protocolo como “imparável”. Com adversidades sem precedentes pela frente, o Tornado DAO está abrindo novos caminhos no espaço cripto.

“Este é um divisor de águas para a resiliência dos DAOs”, tuitou Köppelmann antes da aprovação da proposta. “Pode o TornadoDAO, face às sanções e à pesada insegurança jurídica, continuar a operar?”

Tradução do artigo Tornado Cash Passes First Governance Proposal Since Sanctions com autorização do The Defiant

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Ex-CEO da BitMEX move processo de R$ 18 milhões contra plataforma

Leia também: SBF deve depor na corte nesta segunda-feira; saiba o que ele poderá dizer

Leia também: OKX fica sem processar transações por mais de um dia por problemas no Alibaba Cloud

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.