Colunistas

Além dos Blobs: Mergulhando nas atualizações negligenciadas de Dencun

O tão esperado hard fork Dencun do Ethereum ocorreu sem problemas em 13 de março, inaugurando uma nova era para a escalabilidade da Camada 2. Mas embora todos os olhares estivessem voltados para a atualização que reduzia os custos de transação para as redes em expansão da cadeia, havia muitas outras propostas importantes de melhoria do Ethereum (EIPs).

“[Dencun] pode ser o único fork onde enviamos o maior número de EIPs ou recursos individuais”, disse Tim Beiko, desenvolvedor da Fundação Ethereum, durante uma transmissão ao vivo em 13 de março.

A principal atualização incluída no fork Dencun foi o EIP-4844, também conhecido como proto-danksharding. A atualização reduz significativamente as taxas nas redes Ethereum Layer 2, substituindo calldata com uso intensivo de gás – que anteriormente representavam entre 70% e 90% dos custos de transação L2 — com objetos binários grandes e leves (blobs).

Dados do GrowThePie mostram que as taxas médias de transação na Starknet, uma rede de Camada 2 que implementou suporte para EIP-4844 antes da ativação do Dencun, caíram 96% para apenas US$ 0,04 nas últimas 24 horas, de US$ 0,75 em 13 de março. Isso indica que Dencun tem sido um sucesso retumbante na redução dos custos de transação na Camada 2.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mas “Dencun é mais do que apenas EIP-4844”, disse 0xVEER, chefe de relações com desenvolvedores da Mantle, ao The Defiant. “Essas melhorias frequentemente negligenciadas oferecem uma abordagem multifacetada para melhorar a experiência geral do usuário e do desenvolvedor no Ethereum.”

Dencun: EIP-1153 apresenta armazenamento transitório

Várias equipes da Camada 2 disseram ao The Defiant que o EIP-1153, também conhecido como Transient Storage, reduz custos e melhora o desempenho da execução de contratos inteligentes em Ethereum, melhorando a eficiência do uso do espaço em bloco.

“EIP-1153 introduz novos opcodes que não requerem armazenamento dentro do estado global do Ethereum”, disse 0xVeer. “Isso simplifica o uso do espaço em bloco, levando a cálculos de taxas de gás mais eficientes.”

Declan Fox, líder global de produtos da Linea, disse que o Transient Storage “permite novas funcionalidades dApp de maneira segura e econômica” ao instituir dois novos opcodes. Opcodes são instruções que podem ser executadas como parte de transações de contratos inteligentes.

Fox disse que os novos opcodes TSTORE e TLOAD fornecem uma alternativa mais barata aos opcodes SSTORE e SLOAD anteriores do Ethereum.

“Isso permite uma operação exatamente como o armazenamento, mas na verdade é descartado como memória no final da transação, semelhante à RAM de um computador”, continuou Fox.

Transações mais baratas

Fabian Vogelsteller, cofundador da Lukso e autor do padrão de token ERC-20, disse que o Transient Storage tornará as transações envolvendo contratos inteligentes “significativamente mais baratas”.

“EIP-1153… é muito importante porque permite que contratos inteligentes tenham variáveis ​​de memória acessíveis globalmente”, disse Vogelsteller. “Isso permite armazenar variáveis ​​que podem ser acessadas por diferentes funções em uma única transação, o que [anteriormente] precisava ser feito por meio de uma variável de armazenamento que custava mais de 1k de gás.”

De acordo com David Silverman, vice-presidente de produto da Polygon Labs, o EIP-1153 abre caminho para a eliminação de explorações por meio de ataques de reentrada, que constituem um “vetor de ataque realmente comum”.

“Usando o EIP-1153, você tem a capacidade de fazer o que é chamado de ‘bloqueio de reentrada’. Isso permite a eliminação completa desse vetor de ataque”, disse Silverman. “Esta é uma mudança realmente grande que estamos entusiasmados em ver.”

Destruindo o Opcode de Autodestruição

Nick Dodson, CEO e cofundador da Fuel Labs, destacou a introdução do EIP-6780, que desativa o opcode SELFDESTRUCT do Ethereum, exceto no contexto de aplicações que o utilizam para recuperar fundos ou dentro da mesma transação é criado um contrato.

O opcode SELFDESTRUCT serve para remover contratos inteligentes ou outro código do blockchain Ethereum. Isso significa que seu uso pode colocar em risco os ativos do usuário.

“O EIP-6780 traz segurança aprimorada para todos os usuários [ao] limitar a rescisão de contratos inteligentes a fim de aumentar a proteção dos dados do usuário e a segurança dos ativos”, disse Dodson. 0xVEER também disse que o EIP-6780 protege os dados do usuário e salvaguarda os ativos mantidos em contratos inteligentes.

Conforme acrescentou Karl Floersch, CEO da OP Labs e cofundador da Optimism, o EIP-6780 fornece melhorias incrementais de desempenho para a Máquina Virtual Ethereum – o principal mecanismo de contrato inteligente da Ethereum – reforçando a eficiência do sistema geral.

Outros EIPs da Dencun

Dodson e 0xVEER também enfatizaram os benefícios que o EIP-7044 e o EIP-7045 oferecem aos validadores.

“O EIP-7044 eleva a segurança dos stakeholders ao tornar as mensagens de saída voluntária pré-assinadas permanentemente válidas, oferecendo um nível de proteção significativamente mais alto”, disse 0xVEER. “O EIP-7045 melhora a experiência do validador ao estender o prazo de envio de atestados. Isso abre recompensas de bloco para mais validadores e acelera a confirmação de bloco por meio do aumento do acúmulo de atestados.”

Dodson observou as vantagens do EIP-7044 no contexto dos serviços de validação delegados. De acordo com ele, a atualização fornece “um nível de segurança muito maior para os stakers”. Separadamente, ele também destacou a importância do EIP-4788 como “um grande passo em frente para a comunicação entre cadeias sem confiança”.

Tom Ngo, líder executivo da Metis, sinalizou a implementação do EIP-7514, que limita o número de validadores que podem ser integrados à rede.

Ngo disse que o EIP-7514 busca “mitigar as externalidades negativas de um nível muito alto de fornecimento total de ETH em staking”. Além disso, observou a crescente concentração do fornecimento de Ether na Beacon Chain e dentro dos protocolos de staking líquido.

Consolidando o roteiro de fragmentação

Embora o proto-danksharding tenha alcançado ganhos de escalabilidade impressionantes na Camada 2, Silverman disse que o EIP-4844 também serviu para definir a visão atualizada do Ethereum para o sharding completo.

“Estamos vendo [Dencun] como uma espécie de consagração de L2s e rollups amplamente como o mecanismo de escalonamento do Ethereum… em vez de apenas tentar escalar o próprio L1”, disse Silverman.

De acordo com Silverman, o roteiro do Ethereum de alguns anos atrás previa uma versão de sharding onde tanto a execução da transação quanto os dados se dividem em um grande ecossistema de shards como o fim do jogo de escala do Ethereum.

“Abandonamos esse roteiro e chegamos a apenas um monte de fragmentos de dados – que é essencialmente o que esses blobs são – [com] a execução sendo dimensionada por meio desses rollups”, continuou Silverman. “L2 é onde o dimensionamento acontecerá para que possamos alcançar a adoção em massa.”

0xVEER observou ainda que se espera que o Sharding aumente o rendimento do Ethereum para 100.000 transações por segundo no futuro. O objetivo é garantir sua “viabilidade mainstream”. No entanto, eles disseram que a fragmentação ainda está “a anos de distância” de ocorrer.

Ao todo, essas atualizações trabalham juntas para garantir um ecossistema mais escalável para Ethereum.

“Esses componentes capacitam coletivamente os desenvolvedores. Além disso, abrem portas para novos aplicativos e serviços que podem prosperar em um ecossistema blockchain mais escalável e eficiente”, disse Floersch.

*Tradução do artigo “Beyond Blobs: Diving Into Dencun’s Overlooked Upgrades” com autorização do The Defiant.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.