Categorias Notícias

Sam Bankman-Fried evita prisão com acordo entre defesa e promotores

A fim de evitar que Sam Bankman-Fried (SBF) saia da prisão domiciliar e vá para a cadeia, a defesa do fundador da exchange de criptomoedas FTX firmou um novo acordo com promotores dos Estados Unidos, responsáveis pelo caso, na segunda-feira (27).

Conforme informaram os advogados de Bankman-Fried, as partes revisaram as condições da fiança, depois que um juiz levantou a possibilidade de enviar o indiciado para a prisão enquanto aguarda o julgamento.

De acordo com as novas condições, Bankman-Fried só poderá ter um telefone sem capacidade de conexão com a internet e um laptop básico com funções limitadas. Esse computador terá, ainda, um software de monitoramento para rastrear a atividade do acusado. Nesse sentido, Bankman-Fried não terá acesso administrativo para impedir a adulteração das restrições.

Defesa de Bankman-Fried faz novo acordo de fiança

O fundador da exchange, que entrou em recuperação judicial em novembro de 2022, está proibido de usar outros aparelhos eletrônicos de comunicação. Além disso, o novo telefone básico só terá disponível as funções mensagens de texto e de chamadas de voz. Assim, todos os outros apps de mensagens estão proibidos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo a Reuters, os pais de SBF – com quem ele está vivendo – concordaram em restringir o seu acesso a seus dispositivos. Ao mesmo tempo, eles assinaram declarações juramentadas de não trazer dispositivos eletrônicos proibidos para casa. Caso haja suspeita de violação das condições, os promotores vão determinar a apreensão dos aparelhos.

O acordo ainda não é válido. Isso porque o juiz distrital Lewis Kaplan, que está responsável pelo caso, ainda precisa aprovar os novos termos antes de entrarem em vigor.

O novo acordo ocorre algumas semanas depois que o juiz Kaplan tentou proibir SBF de usar qualquer dispositivo eletrônico e a internet como condição para sua fiança. Conforme o juiz, Bankman-Fried tem um “jardim de dispositivos eletrônicos” com acesso à internet disponível na casa dos pais na Califórnia.

Prisão de SBF, ex-CEO da FTX

As autoridades das Bahamas prenderam Sam Bankman-Fried em dezembro de 2022 após o governo dos EUA apresentar denúncias contra o ex-CEO da FTX. Após a sua extradição das Bahamas, Bankman-Fried pagou uma fiança de US$ 250 milhões e pôde ir para prisão domiciliar na casa de seus pais em Palo Alto, na Califórnia.

Agora, ele aguarda um julgamento marcado para o dia 2 de outubro. SBF enfrenta acusações criminais de roubar bilhões de dólares de clientes da FTX para cobrir as perdas em seu fundo de hedge Alameda Research. Além disso, teria feito grandes doações políticas ilegais para comprar influência em Washington, DC. Ele se declarou inocente de oito acusações, mas ainda não foi indiciado em mais quatro.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.