Categorias Colunistas

O que são exchanges? Aprenda em 8 minutos

Nesse vídeo te mostro o que são corretoras e especificamente como as corretoras de Bitcoin funcionam.

Antes de avançarmos é bom salientar, o termo “exchanges” que você vai ouvir bastante por aí é a mesma coisa que “corretora”! De forma geral, independente se estiverem negociando seguros, ativos mobiliários, financeiros, todas as corretoras têm a mesma característica: intermediar a venda de um ativo entre duas pessoas ou empresas. No caso do Bitcoin, a exchange intermedia a compra e a venda da(s) moeda(s) entre duas partes.

A primeira Exchange que surgiu se chamava Bitcoin Market. O seu surgimento, em Março de 2010, foi importantíssimo para o mundo das moedas digitais, pois antes dela todas as negociações de Bitcoin se realizavam apenas de pessoa para pessoa e não existiam empresas que faziam a intermediação entre elas. De acordo com o seu fundador, o pseudônimo DwDolar (usuário do fórum “bitcointalk” que era usado para discutir o assunto), a Exchange deveria informar um valor em tempo real de quanto o Bitcoin valia naquele momento, já que na época não existia esse parâmetro. Em 2011 surge a MT GOX, concorrente da Bitcoinmarket, e ela não teve dificuldades em superá-la, já que em pouco tempo já dominava o mercado. Ela chegou a negociar 70% de toda a movimentação mundial de BTC, mas a sua história não acabou nada bem. Apenas 3 meses depois de assumir a posição de CEO, Mark Karpeles perdeu mais de 2 mil Bitcoins, o que na época era avaliado em 8 mil dólares. Nada se considerarmos quanto a MT GOX perdeu depois de sofrer um ataque hacker, durante o qual ela perdeu 850.000 Bitcoins. Na época essa quantidade era avaliada em 500 milhões de dólares. Hoje valem mais que 5 bilhões de dólares.

Apesar de abalar o mercado, esse fato não impediu o surgimento de novas exchanges que aprenderam com o ocorrido e desenvolveram plataformas seguras para os usuários.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No vídeo te indico três corretoras que costumo sugerir às pessoas que pedem a minha opinião, são seguras, e tem um bom histórico!

Leia também: Conselheira do CADE entende que fechar contas de exchanges é ilegal

Leia também: Exchanges brasileiras ganham CNAE próprio; Entenda o que muda

Leia também: Comparativo de taxas entre as exchanges brasileiras

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil

Compartilhar
Felippe Percigo

Sou um empreendedor, desde 2012 tem contato com as criptomoedas e tem a missão de capacitar as pessoas para que elas vivam a revolução do dinheiro. Isso mesmo, os criptoativos estão quebrando paradigmas, vieram para ficar e posso ajudar você a não ficar de fora!

This website uses cookies.