Economia

Juiz manda CZ, ex-CEO da Binance, entregar passaporte antes de julgamento

Um juiz federal intensificou as restrições das condições de fiança para Changpeng Zhao (CZ), fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas da Binance. De acordo com a nova decisão, CZ deve informar o tribunal sobre qualquer viagem aos Estados Unidos e entregar o seu passaporte, antes de seu julgamento previsto para ocorrer em abril deste ano.

Changpeng Zhao admitiu sua culpa em novembro por violar as regulamentações dos EUA contra a lavagem de dinheiro. Ele pode enfrentar uma pena de até 18 meses de prisão.

O juiz distrital dos EUA, Richard A. Jones, emitiu uma ordem nesta semana, exigindo que Zhao notifique os serviços pré-julgamento do tribunal antes de realizar qualquer viagem aos Estados Unidos. Além disso, ele permanece impedido de deixar o país até o pronunciamento da sentença.

CZ recebe ainda mais restrições antes da sentença

Conforme determinou o juiz, CZ deverá entregar o seu passaporte canadense a um custodiante terceirizado contratado por seus advogados. Além disso, o executivo não pode solicitar novos passaportes ou documentos de viagem.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O custodiante terceirizado deve manter o controle sobre o passaporte canadense e deve acompanhar o Réu em qualquer viagem que exija documentos de identificação”, diz o documento.

No final do ano passado, após a confissão de culpa, CZ pressionou o tribunal para poder voltar aos Emirados Árabes Unidos, onde vive. No entanto, um juiz ordenou que ele permanecesse nos EUA até a data de sua sentença, que deveria ocorrer em março, mas foi adiada para abril. O tribunal tomou esta decisão porque os EUA não têm um tratado de extradição com os Emirados Árabes Unidos.

No final do ano passado, várias agências governamentais dos EUA tomaram medidas contra a Binance e seu ex-CEO, entra elas o Departamento de Justiça (DOJ).

Como parte do acordo com o DOJ, CZ concordou com um acordo judicial e renunciou ao cargo de chefe-executivo da Binance. A exchange também concordou em pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.