Economia

Consensys processa SEC para ‘proteger’ o Ethereum

A empresa de tecnologia Consensys, responsável por importantes projetos Web3 como MetaMask e Infura, entrou com um processo contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). O objetivo da empresa é tentar “proteger o Ethereum” do que considera ser manobras regulatórias excessivas por parte da agência de regulação.

No centro da disputa está a abordagem da SEC em relação ao Ethereum e seu token nativo, o ETH. A Consensys argumenta que a SEC está estendendo ilegalmente seu alcance regulatório na tentativa de designar o Ether como um valor mobiliário.

Consensys quer ‘proteger’ Ethereum da SEC

Conforme destacou a empresa de tecnologia, essa eventual designação do ETH como valor mobiliário ameaça a liberdade operacional do ecossistema Ethereum. Segundo a Consensys, essa abordagem poderia “tornar impossível para os desenvolvedores nos EUA construírem no Ethereum”.

“O Ethereum é uma tecnologia transformadora, e o Ether em si tem o potencial de ser um importante motor da economia dos EUA no futuro”, disse o fundador da Consensys, Joe Lubin. “A regulação ilegal da SEC, no entanto, ameaça comprometer esse potencial e impede a capacidade dos EUA de usar a tecnologia blockchain como base para inúmeras inovações e tecnologias novas – mesmo enquanto outras nações avançam.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Consensys está solicitando que o tribunal afirme que a SEC não possui autoridade para regular o Ethereum, interfaces de software baseadas em Ethereum e a blockchain como um todo.

Os argumentos-chave apresentados na reclamação incluem, por exemplo. a afirmação de que o Ether não é um valor mobiliário, mas uma mercadoria. Dessa forma, interfaces de software controladas pelo usuário, como a carteira MetaMask da Consensys, não devem ser tratadas como corretoras de valores mobiliários.

“Nosso movimento hoje tem como objetivo proteger o ecossistema Ethereum, bem como todo o ecossistema descentralizado estendido. Isso porque o Ethereum não é apenas sobre informações sem permissão. É sobre a engenhosidade humana não ter permissão”, escreveu Lubin em um post no blog.

Com a batalha legal agora em andamento, a Consensys convoca a comunidade Ethereum a se unir à causa em defendethereum.us.

Nas últimas 24 horas, o preço do Ethereum subiu ligeiramente, 0,8% para a cotação atual de US$ 3.133, de acordo com dados do CoinGecko.

Gráfico de preço do ETH nas últimas 24 horas. Fonte: CoinGecko
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.