Glossário: Termos mais usados no trade

Glossário / Dicionário do trade

Como é uma dúvida geral dos iniciantes, segue abaixo uma lista com os termos mais usados no trade de bitcoin e altcoins.

Esta lista está em constante atualização, se faltou algum termo, deixe nos comentários.

Leia também as perguntas mais frequentes (FAQ).

Altcoins: Criptomoedas alternativas que surgiram após o Bitcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Fees: Taxas.

Profit: Lucros obtidos.

Hold: Segurar o ativo, pensando na sua valorização.

Pump: Quando um ativo tem uma alta repentinamente.

Dump: É o contrário do pump, quando o preço do ativo cai muito repentinamente.

Bullish / Bull / Touro: Comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima, subindo, imitando uma chifrada de touro (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta).

Bearish / Bear / Urso: Comportamento agressivo do gráfico de cima pra baixo, descendo, imitando patadas de urso (caracterizado por uma descida grande e uma subida leve).

Short: Apostar na queda de uma moeda.

Long: Apostar na alta de uma moeda.

Spread: Diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ordens (pode ser visualizado como um gap entre o verde e o vermelho no market depth).

Stop Limit / Stop: Tipo de ordem de compra ou venda que é “ativada” após o gráfico atingir um valor determinado. Por exemplo: vender por 0.006500 se o gráfico atingir 0.006600. Ou então: Comprar por 0.0066 se o gráfico atingir 0.0065.

Despejar: Ato de vender uma grande quantidade da moeda enquanto ela está subindo, causando um DUMP

Margin Traging: Trabalhar com alavancagem. Algumas exchanges “emprestam” uma quantidade maior de ativos para o trade do usuário.

Order Maker: Tipo de ordem de venda ou compra que aguarda o preço atingir o valor desejado. Essas ordens entram no book e custam menos fees.

Order Taker: Uma ordem que “toma” a vez das outras que estão no livro. É executada imediatamente por já ter alguma ordem vendendo mais barato que você quer comprar, ou comprando mais caro do que você quer vender.

ICO: Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma altcoin/token. Voce compra antes de lançarem, pra ajudar os DEVs com capital, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que você pagou na pré-venda.

DayTrader: Trader que faz movimentos rápidos, comprando e vendendo. No geral, obtem lucros menores, porém com uma frequência muito maior.

SwingTrader: Opera menos vezes. A grosso modo, os swing traders seguram o ativo em sua carteira de investimento por alguns dias ou algumas semanas.

Holder: É a pessoa que faz hold e se aproveita das ondas (swings) do mercado.

Buy Wall / Sell Wall: Uma ou varias ordens no book com mesmo preço, formando uma “parede” no market depth.

Lending: Deixar seus ativos emprestados, rendendo uma porcentagem de juros ao dia.

Fomo: Fear Of Missing Out. Medo de ficar de fora de alguma alta. Isso gera mais interesse na moeda, fazendo ela subir muito mais.

Fud: Fear, Uncertainty and Doubt (MEDO, INCERTEZA, DÚVIDA). Efeito que gera muito panic sell.

Panic Sell: Todos assustados com a queda de preço vendem ainda mais desesperados pra sair antes que caia mais. E isso faz cair mais ainda.

Trade / Trading: Comércio. Comprar e vender.

O que você achou desse glossário? Ficou alguma dúvida? Deixe sua opinião ou sugestão na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

Leia também: Conheça as diferenças entre Hot wallet e Cold Wallet

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.