Categorias Notícias

Exchange brasileira terá que reembolsar Bitcoin de cliente por transferência sem autorização

A Justiça de Santa Catarina condenou a exchange brasileira Mercado Bitcoin a reembolsar um cliente que teve seus Bitcoin transferidos de sua conta sem sua autorização. O caso ocorreu em julho de 2017. No entanto, a decisão da justiça só foi publicada nesta terça-feira, dia 26 de maio.

De acordo com o processo ajuizado na 5ª Vara Cível da Capital, o autor alegou que, na ocasião, foi surpreendido com a transferência de 4,14 Bitcoins de sua conta sem autorização. Na data da transação, os BTC equivaliam a cerca de R$ 37 mil.

Mercado Bitcoin alega phishing

Em sua defesa, a Mercado Bitcoin alegou que o cliente pode ter compartilhado informações pessoais e senha com terceiros. Assim, teria sofrido um fraude por meio de phishing, quando dados pessoais são capturados por meio de páginas falsas na internet.

A Mercado Bitcoin justificou que o acesso à conta do autor da transferência suspeita foi feito em Goiás. Desta forma, evidenciando que a transação foi feita por um fraudador.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A decisão

No entanto, a juíza do caso, Bianca Fernandes Figueiredo, entendeu que houve falha na prestação de serviços. Isso porque a exchange não teria observado o dever de cuidado necessário. Assim, configurando a responsabilidade da ré.

Com isso, decidiu:

“JULGO PROCEDENTES OS PEDIDOS FORMULADOS NA INICIAL para, em consequência, CONDENAR a ré a realizar à restituição, na forma simples, em moeda nacional, do valor equivalente a 4,14 Bitcoins, de acordo com a cotação no dia da fraude (24-7-2017), corrigido monetariamente, pelo INPC, a partir da data da transferência indevida, e com incidência de juros de 1% ao mês, desde a citação.”

O CriptoFácil entrou em contato com a exchange Mercado Bitcoin e a exchange afirmou que já “utilizou o recurso cabível para a decisão e que o mesmo ainda não foi julgado”.

Reclamações sobre phishing

Conforme noticiou o CriptoFácil, em 21 de maio a Mercado Bitcoin revelou que mais de 20% das reclamações recebidas entre abril de 2019 e abril de 2020 são sobre phishing.

A Mercado Bitcoin, uma das maiores do Brasil em volume de Bitcoins transacionados, é alvo de ataques de phishing com frequência. Afinal, os hackers enxergam nos clientes da plataforma um alvo convidativo. Assim, os usuários, sem desconfiar, preenchem seus dados e os entregam de bandeja aos hackers.

Leia também: Goldman Sachs divulga relatório que repudia Bitcoin e ouro como investimentos

Leia também: Baleias sacam quase 57.000 Bitcoins de exchanges em uma semana

Leia também: Mineradores veteranos de Bitcoin dizem que a queda de preço é boa para eles

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.