Categorias Educação

Entenda como funciona o preço do Bitcoin

Provavelmente, um dos aspectos mais pesquisados sobre o Bitcoin é seu preço. Este artigo explicará em poucas palavras como funciona o preço do principal criptoativo do mercado.

O preço do Bitcoin é definido pela última negociação realizada em uma exchange específica. O preço sobe quando a pressão de compra aumenta e diminui quando a pressão de venda aumenta. Existem vários fatores que podem fazer com que o seu preço suba ou desça, como:

  • Hype da mídia / FUD
  • Perda de confiança nas moedas fiduciárias
  • Adoção institucional
  • Escassez de oferta
  • Despejo de moedas no mercado

Qual é o preço do Bitcoin?

Ao falar sobre o preço do Bitcoin, as pessoas geralmente se referem ao preço em dólar em alguma das exchanges líderes do mercado (como Bitfinex, Binance, Bitstamp) ou a um preço composto feito a partir da média dos preços em várias exchanges (por exemplo, CoinGecko).

Quando as pessoas falam sobre o preço em uma determinada exchange, elas estão falando do preço usado na última transação feita nessa exchange específica.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por exemplo, se o preço do BTC na Bitstamp for US$10.000, isso significa que a última negociação na Bitstamp foi fechada em US$10.000. Após a realização de uma nova negociação, o preço será atualizado de acordo.

Como o Bitcoin é um ativo descentralizado que é negociado em muitas exchanges e entre inúmeras pessoas ao redor do mundo, não há, de fato, nenhum preço único do Bitcoin.

Cada exchange tem seu próprio preço para o Bitcoin, embora esses preços geralmente sejam bastante semelhantes. Isso abre a porta para oportunidades de arbitragem para traders experientes.

Índice de preço do Bitcoin

Como não há um único preço oficial do Bitcoin, determinados sites e empresas disponibilizam um preço composto, o que chamamos de índice. Esse preço é calculado ponderando os preços de várias moedas principais em volume e combinando-os como uma média.

Por exemplo, o índice de preços do Bitcoin da Coindesk representa uma média dos preços do BTC nas principais exchanges globais que atendem a determinados critérios.

Esses índices podem ser mecanismos úteis de precificação, pois suavizam o efeito de qualquer atividade comercial incomum em uma única exchange.

Por exemplo, digamos que um grande trader decida vender 25.000 BTC na Bitfinex. O preço será bastante suprimido nessa exchange e levará algum tempo para recuperar o preço médio internacional. Um índice de preço mostrará menos dessa perturbação localizada ao longo de sua duração.

Não perca o próximo capítulo do BTC para Iniciantes, no qual abordaremos fatores que podem influenciar na determinação do preço do Bitcoin.

Leia também: Qual o valor do Bitcoin?

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.