Educação

Como fazer o cálculo do rendimento em Bitcoin? Confira passo a passo

Fazer investimentos em criptomoedas, com o Bitcoin, por exemplo, exige um perfil mais arrojado, uma vez que estamos falando de um investimento que tem uma alta volatilidade, o que pode espantar perfis mais conservadores.

No entanto, se você conseguir tolerar a volatilidade do valor do Bitcoin, saiba: esse foi o ativo financeiro que mais trouxe retorno para seus investidores nos últimos dez anos.

Em 2021, apenas, até o começo de dezembro, seus lucros representavam um nível altíssimo, de 85%, coisa que nenhum outro investimento tradicional, no ano, foi capaz de proporcionar para investidores.

Dessa forma, ainda que muitas pessoas evitem criptomoedas por conta da alta volatilidade que apresentam, ainda estamos tratando de uma classe de investimentos que realmente pode proporcionar lucro para quem investe.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, como estamos tratando de uma criptomoeda que tem em sua concepção a descentralização, nem sempre é simples conseguir calcular os lucros obtidos por meio de um investimento.

Isso porque, ainda que sejam bastante parecidos em termos de valor, cada exchange tem a liberdade para operar no valor do seu próprio mercado.

Dessa maneira, nem sempre o Bitcoin tem o mesmo valor em todo lugar, o que pode tornar mais confuso o momento de calcular seus lucros.

Ainda assim, no entanto, é possível sim fazer um cálculo dos rendimentos obtidos em Bitcoin em um determinado período. E é justamente sobre isso que iremos tratar hoje.

Descubra, então, em mais uma matéria exclusiva do CriptoFácil, como apurar corretamente os seus lucros em Bitcoin e em outras criptomoedas!

Como fazer o cálculo do valor do Bitcoin em reais

Sempre que você compra uma criptomoeda, seja uma unidade inteira, seja uma fração dela, o valor que você receberá é fixo. Ou seja, 1 BTC sempre será um BTC. No entanto, o que muda, é a forma como essa moeda se comporta quando convertida para reais ou por outra moeda.

Dessa forma, 1 BTC tem, em dados do mercado no dia 19 de agosto de 2022, o valor de 111.863,80 reais, às 13h57. Esses dados de valor, no entanto, são alterados rapidamente, o tempo todo, pode-se dizer.

Outro fato que também está ligado a isso é o de que o Bitcoin também é uma moeda descentralizada. Na prática isso quer dizer que não existe uma cotação oficial dessa criptomoeda e que cada exchange terá a sua própria cotação.

Essa cotação sempre varia conforme a lei de oferta e de demanda. Sempre que a oferta de criptomoedas sobe no mercado, menor tende a ser o valor do ativo. O contrário também é válido. Sempre que há escassez da criptomoeda, mais alto o seu valor.

Para saber qual é o valor da criptomoeda em reais, é possível consultar diretamente no Google ou mesmo no CoinMarketCap, ou, ainda, na exchange em que você irá fazer a compra do ativo.

Como calcular o valor de rendimento do Bitcoin?

O planejamento e o controle financeiro é fundamental no momento de fazer qualquer tipo de investimento, sobretudo quando se trata desse, em criptomoedas.

Diante disso, para saber se você está obtendo lucro em Bitcoin é bastante fácil, pois o que você sempre deve ter em mente é quanto investiu, em reais, quanto de Bitcoin comprou e qual o valor atual na conversão para reais. Depois disso, basta descontar a taxa da operação.

Veja o passo a passo:

  • Em uma planilha faça as seguintes anotações:
  • Valor investido, em reais;
  • Quantidade de Bitcoin adquirida – uma unidade ou uma fração;
  • Cotação no momento da análise;
  • Taxas de operação da exchange em que foi feita a compra.

Anotados esses valores, basta fazer a conversão em reais e descontar a taxa de operação para saber qual o valor total no momento, verificando, então, se houve valorização.

Caso você tenha feito mais de uma compra ao longo do período, não esqueça de anotar todas essas variáveis também, de acordo com os valores investidos dia a dia.

Como ocorrem as variações de preço

Os investimentos feitos em Bitcoin são do tipo de renda variável e não há qualquer previsibilidade em relação ao valor que será atingido em determinado tempo, seja ele breve ou não.

De forma geral, é possível dizer que o mercado de criptomoedas funciona de forma que a lei de oferta e de demanda seja sempre preservada. Quanto maior a oferta de um item, menor tende a ser o seu valor e quanto maior sua escassez, maior o seu valor.

Por conta disso e de outras facetas, o Bitcoin e as outras criptomoedas passaram, com o tempo, a ser vistos como investimentos de qualidade, pois sempre que há investidor comprando cripto, há uma pressão no mercado que faz com que o valor do ativo aumente.

No entanto, o oposto também é verdadeiro, pois quando há um grande movimento de venda, maior tende a ser a queda do valor do ativo, resultando, muitas vezes, em uma liquidação ainda mais massiva.

Por conta desse cenário, a variação que há nas cotações do Bitcoin fazem com que essa criptomoeda tenha se tornado a mais importante do mercado e, certamente, a mais confiável, ainda que seja um mercado diferente do de ações, que já é consolidado no Brasil e no mundo.

Em termos de comparação, um efeito bastante semelhante ao que vivemos hoje com o Bitcoin assolou o mercado entre os anos 2000 e 2010, quando as ações de empresas de tecnologia, como Amazon e Google, chegaram ao mercado.

Essas ações, nesse período de dez anos, passaram por diferentes transformações, incluindo quedas de mais de 40%. Hoje são duas das ações que mais têm valor no mercado em todo o mundo.

Por conta disso, e de maneira bem geral, acabam sendo esses ativos com alta volatilidade que, acabam entregando também alto índice de rendimentos.

Leia também: Tether refuta alegações do WSJ sobre reservas apertadas: ‘desinformação’ 

Leia também: Elon Musk ataca Twitter em novo documento que visa encerrar aquisição da rede social

Leia também: Protocolo OptiFi bloqueia mais de R$ 3 milhões ao se desligar acidentalmente

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.