Educação

Como criar uma coleção de NFTs? Confira nosso guia completo

Os NFTs – tokens não-fungíveis – criaram uma ferramenta imprescindível para garantir tanto a autenticidade quanto os direitos autorais de uma obra criada digitalmente ou tornada digital, como uma foto, um vídeo, uma música, uma arte digital ou até mesmo uma casa ou um carro.

Por conta disso, os NFTs estão sendo vistos como ferramentas interessantes para artistas digitais ou mesmo entusiastas da tecnologia e já são muitos os exemplos de que esse mercado pode ter bastante sucesso e valorização.

Atualmente são muitas as coleções de NFTs que apresentam grande sucesso junto ao seu público. Uma delas, a famosa Bored Ape Yacht Club conquistou famosos do mundo todo, como Madonna e Neymar, por exemplo.

Por conta desse e de outros grandes sucessos, o que podemos fazer para conseguirmos dar os primeiros passos no mundo dos tokens não-fungíveis e como podemos fazer com que esse mercado possa ter, então, algumas das nossas marcas também?

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para te ajudar, criamos um guia completo sobre como criar uma coleção de NFTs. É claro que, antes de criar a sua coleção, é importante ressaltar o quanto é importante ter algo a oferecer para o seu público.

Dessa forma, busque por sua originalidade e busque, também, criar uma linguagem única para as suas artes, sejam elas quais forem e de qual estilo forem.

Assim você consegue conquistar seu público de fato, se comunicando com ele e criando engajamento para a sua produção de forma simples, uma vez que seu conteúdo irá realmente se comunicar com pessoas que podem estar em qualquer lugar do mundo.

Portanto, não seja genérico e nem mesmo tente copiar ideias que já fazem sucesso no mercado. Busque sempre por oferecer algo diferente, algo a mais e crie uma grande coleção de criptoativos para mostrar ao mundo o que, quem e como você é!

O que é um NFT?

Um NFT é um tipo de criptoativo. Ou seja: é um tipo de ativo que é emitido em uma blockchain, tal qual uma criptomoeda. No entanto, não se trata aqui de uma criptomoeda, pois seu valor é relativo.

Esse NFT pode se apresentar de diferentes formas, como uma arte digital, uma fotografia, um ingresso, um vídeo, uma música e até mesmo um meme pode se tornar um NFT. Os NFTs são tokens únicos e não são intercambiáveis.

Ou seja, cada um tem um valor intrínseco, diferente de uma criptomoeda que pode ser trocada por outra, igual a ela mesma, ou mesmo por uma moeda física, que, seja qual for, tem sempre o mesmo valor que é cunhado a ela.

Outro ponto é que os NFTs não são objetos físicos. Todos os dados de um NFT são registrados em diferentes computadores para que seja possível verificar a sua autenticidade. Dessa forma, é quase impossível falsificar um NFT.

Esse tipo de ativo pode contribuir também para a resolução de diferentes disputas que possam surgir entre proprietários de NFTs, sobretudo em relação à autenticidade de um ativo e a fraude que está relacionada a outro.

Assim, os NFTs também podem revolucionar o mercado artístico, seja ele de áudio, vídeo ou mesmo em forma de arte plástica ou fotográfica.

Dessa maneira, um NFT é representado por um token que pode ser, então, monetizado. O NFT pode ser comercializado em plataformas de mercado aberto de NFTs – ou mesmo entre pares –, e ter um valor atribuído ao ativo conforme a vontade do proprietário.

Um NFT identifica a autenticidade do conteúdo digital. Ele, então, pode ser comercializado pelo criador da obra ou mesmo por outra pessoa.

Sempre que um NFT é comercializado a chave do produto muda de mãos e, assim, ele permanece sempre autêntico.

Como se cria um NFT?

O primeiro passo a ser dado para a criação de um NFT é selecionar os ativos que serão tokenizados, como as músicas, as fotografias, os vídeos ou mesmo as artes digitais.

Qualquer coisa pode ser tokenizada, até mesmo um meme, desde que seja, claro, da sua própria autoria.

Nesse ponto é muito importante prestar atenção ao fato de que é necessário que você tenha ou a permissão de uso ou mesmo a propriedade para determinar que uma obra é sua – a não ser que você receba a licença do criador para que possa tokenizar o produto de outra pessoa.

O segundo passo é abrir uma carteira digital que possa fazer a concessão de acesso a um NFT. Nessa carteira você também poderá armazenar os seus ativos.

Uma carteira pode se apresentar de diferentes formas, como um software ou mesmo um hardware. Você pode utilizá-la em diferentes plataformas, desde que sejam compatíveis com a sua carteira.

Já o terceiro passo é aquele que envolve a escolha da plataforma em que você irá fazer a cunhagem do seu NFT. Para fazer isso, basta enviar o conteúdo que será tokenizado e pagar as taxas para isso – o que é feito comprando uma quantidade de criptomoedas.

Essas criptomoedas sempre irão variar conforme a plataforma utilizada para a cunhagem, bem como a carteira utilizada para o armazenamento dessas criptomoedas, uma vez que é necessário que elas sejam compatíveis entre si.

Após escolher a plataforma para cunhar seus NFTs, será importante fixar um valor para o seu conteúdo. Ou, ainda, você pode fazer com que, apenas, a plataforma selecionada faça o gerenciamento dos seus ativos.

Sempre que o NFT é vendido no mercado, caso você opte pela segunda alternativa, serão depositados os direitos sobre a imagem, foto, vídeo ou música em sua carteira.

Plataformas para criar NFTs

Agora que você sabe tudo sobre como criar NFTs, deve estar se perguntando onde é possível criá-los.

Criamos uma pequena lista para que você possa criar os seus em diferentes plataformas!

RARIBLE

A plataforma Rarible é uma das maiores do mercado de criptoativos e uma das mais conceituadas do mercado.

É bem fácil de ser utilizada e, por conta disso, você pode começar a sua jornada na criação de NFTs por meio dela.

Não é necessário ter qualquer tipo de conhecimento prévio sobre programação ou mesmo sobre blockchain para operá-la. Para utilizar, basta que você conecte a sua carteira de usuário ao site da Rarible para, então, começar a criar seus NFTs.

Para criar o seu primeiro NFT basta clicar em criar. Você poderá criar uma coleção inteira ou apenas um ativo, a depender da sua vontade e disponibilidade no momento. Vale só lembrar que é necessário adquirir tokens RARI para fazer a cunhagem dos seus ativos.

OpenSea

A OpenSea é um dos maiores mercados de NFTs e conta com um processo de criação mais simples. Por meio dele, é possível criar um perfil e conectá-lo à sua carteira.

Para criar o seu NFT por meio da OpenSea é necessário que ele esteja em uma das suas mais de 200 categorias.

Uma vez criado, você pode vendê-lo no próprio marketplace da OpenSea.

Concluindo…

O processo de criação de NFTs pode até parecer complexo, mas é bastante simples e é cada vez mais acessível.

Por meio de um NFT você pode fazer muito mais do que divulgar a sua arte e fazer com que ela rompa com o seu círculo: é possível fazer com que você seja reconhecido como o artista que é!

É justamente por conta disso que esse mercado tem se tornado cada vez mais importante e cada vez mais relevante, pois, por meio dele, temos cada vez mais acesso a obras de arte impressionantes que, antes, ficariam restritas ao público do artista.

Leia também: O que é DeFi? Conheça a definição e seus casos de uso

Leia também: Blockchain: saiba o que é e como funciona essa tecnologia

Leia também: O que é Bitcoin? Guia completo sobre o que você precisa saber

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.