Educação

Como criar uma paper wallet para Bitcoin e altcoins

Paper wallet é um documento que contém cópias das chaves públicas e privadas que compõem a sua carteira. Ela é também chamada de carteira de papel

Muitas vezes, ele vai ter os códigos QR, de modo que você pode rapidamente digitalizá-los e adicionar as chaves em uma carteira de software para fazer uma transação.

O benefício de uma paper wallet é que as chaves não são armazenadas digitalmente em qualquer lugar. Elas não estão, portanto, sujeitas a ataques cibernéticos ou falhas de hardware.

A desvantagem de uma paper wallet é que papel e a tinta podem degradar. Além disso, papel é relativamente frágil — e definitivamente vale a pena manter bem longe do fogo e da água, por razões óbvias.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Se você perder uma paper wallet, você nunca será capaz de acessar os Bitcoins enviados para seu endereço.

Como criar uma paper wallet para Bitcoin

Aqui vamos explicar como transformar todas aquelas moedas digitais em uma nota física usando apenas uma impressora.

Saiba que neste guia falaremos sobre Bitcoin. No entanto, os conceitos básicos se aplicam a qualquer outra criptomoeda — ou seja, qualquer altcoin.

O que é uma wallet e por que eu preciso de uma?

Uma carteira de Bitcoin consiste em duas “chaves”. Você provavelmente já deve está familiarizado com a chave pública, que é o endereço de sua carteira e é a forma como as outras pessoas enviam Bitcoins para você.

A outra parte da sua carteira Bitcoin é a chave privada. É isso que lhe permite enviar BTC para outras pessoas.

A combinação da chave pública do destinatário e sua chave privada é o que faz uma transação em criptomoeda possível.

É importante compreender que, se alguém obtém a chave privada de sua carteira, podem retirar os seus fundos – por isso que é absolutamente essencial que ninguém a descubra.

Então, se você mantém suas moedas em uma carteira virtual qualquer, ou em um software de carteira em seu computador (HD), você está vulnerável a ataques de hackers ou malwares que podem registrar o que você digita.

Além disso, um computador roubado ou uma falha do disco rígido também pode fazê-lo dar adeus para o seu tesouro digital.

Usada com cuidado, uma paper wallet pode protegê-lo contra essas possibilidades.

Criando uma Paper Wallet

Aqui estão 10 passos necessários para criar uma paper wallet:

  1. Para gerar um novo endereço Bitcoin, abra o BitAddress.org no seu navegador;
  2. O BitAddress vai pedir para você criar alguma aleatoriedade, digitando aleatoriamente caracteres no formulário ou movendo o cursor ao redor;
  3. Você verá chaves públicas e privadas, e seus respectivos códigos QR. Não verifique-os;
  4. Clique na guia “paper wallet”;
  5. Selecione o número de endereços a gerar;
  6. Se você não deseja manter a arte, clique no botão “Hide art”;
  7. Clique no botão “Gerar” para criar novas carteiras;
  8. Uma vez que as carteiras são geradas, clique no botão “Imprimir” para fazer uma cópia;
  9. Seu navegador irá pedir para selecionar a impressora que deseja usar. No caso do Google Chrome, você também pode salvar a página como um arquivo PDF;
  10. Anote os endereços públicos, ou escaneie o código QR do endereço público no seu aplicativo Bitcoin, e comece a depositar fundos.

Para os usuários da carteira Blockchain.info, há também uma opção de paper wallet. Clique na opção “Import/Export”, e procure o link “Paper Wallet” no menu do lado esquerdo .

Uma opção muito mais sofisticada para a sua carteira de papel pode ser encontrada em Bitcoin Paper Wallet.

Este site oferece um design à prova de violações de uma carteira de papel. Também é possível solicitar etiquetas holográficas para provar que a carteira não foi adulterada.

Preocupações com a segurança

As implicações e riscos ao armazenar grandes quantidades de dinheiro, podem fazer você querer tomar precauções sérias de como proceder para criar a sua paper wallet e depois guardá-las.

  1. Não deixe ninguém ver você criar a sua carteira;
  2. O BitAddress dá suporte a chaves privadas através do algoritmo BIP38. Isto fornece autenticação de dois fatores para a sua Paper Wallet. Ou seja: algo que você tem (carteira de papel), e algo que você sabe (a senha). Além disso, observe que você terá que usar o mesmo site no futuro para descriptografar a chave privada;
  3. Para afastar o risco de qualquer tipo de spyware monitorando sua atividade, você deve usar um sistema operacional limpo. Uma boa maneira de conseguir isso seria a criação de uma unidade flash USB ou DVD com uma distribuição Linux “LiveCD “, como o Ubuntu;
  4. Além disso, uma vez que uma paper wallet foi criada através de um site, é possível ao código do Website funcionar offline. Portanto, ao criar as chaves públicas e privadas, deixe o seu computador offline antes de gerar as chaves;
  5. Por questões de segurança, imprima a sua paper wallet a partir de uma impressora que não esteja conectada a uma rede.

Exportação de chaves privadas de carteiras para altcoins

Se você quiser criar uma Paper Wallet para uma moeda menos utilizada e que não possui um site gerador de endereço, ainda há uma maneira de conseguir isso.

O que cada altcoin possui é uma variação da aplicação de carteira Bitcoin

  • Vá para a aba “Receive”, onde os seus endereços de carteira são listados;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre o endereço que você deseja salvar, em seguida, copie o endereço para o clipboard;
  • Clique no menu “Help” e selecione “Debug”;
  • Na aba “Console”, digite “dumpprivkey” e cole o endereço carteira;
  • O console irá exibir a chave privada da carteira.

Então você agora tem as chaves públicas e privadas da carteira. Você pode imprimi-las como estão, ou você pode optar por gerar códigos QR para imprimir.

No entanto, os detalhes da carteira continuarão a existir no seu computador. A única maneira de removê-los é para abrir o seu gerenciador de arquivos em:

“C:\Users\[ Username]\AppData\Roaming\[ Wallet App Name]\pasta e apagar o arquivo ‘wallet.dat’.”

NOTA: isto irá remover todos os endereços mantidos na carteira de software, e você deve se certificar de que não existem fundos restantes nos outros endereços que serão excluídos.

Agora você é proprietário de uma paper wallet não hackeável para suas moedas digitais.

Leia também: O que é Seed? Como posso usá-lo para recuperação e segurança da minha Carteira offline?

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.