Economia

BIS anuncia conclusão bem-sucedida da CBDC para transações internacionais

O mundo está gradualmente caminhando para uma sociedade sem dinheiro físico. Além de cartões, dinheiro eletrônico e criptomoedas, agora surgem as Moedas Digitais de Banco Central (CBDC).

Para agilizar esta transição, mas ainda manter o controle sobre o dinheiro, muitos países estão no processo de desenvolver a sua CBDC.

O Bank of International Settlements (BIS), por exemplo, começou a testar uma CBDC multi-jurisdicional há um mês. Agora, o BIS anunciou que concluiu com sucesso a primeira etapa deste projeto-piloto.

Conforme informou o BIS, o teste durou cinco semanas com US$ 12 milhões em transações de valor real. O teste, segundo o BIS, facilitou a realização de mais de 160 pagamentos internacionais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, durante o piloto, transações de câmbio no valor de mais de US$ 22 milhões ocorreram entre 20 bancos comerciais participantes.

CBDC

Com os 20 bancos comerciais, os bancos centrais da China, Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos também participaram do piloto. Esta notícia foi anunciada por meio de uma postagem no LinkedIn na terça-feira por Daniel Eidan, consultor e arquiteto de soluções do BIS. Eidan disse que o relatório completo dos testes virá em outubro.

O piloto ocorreu na plataforma mBridge (multi CBDC Bridge), que fazia parte do Inthanon-LionRock, um projeto de pagamento transfronteiriço de CBDC baseado em blockchain.

O estudo piloto é a primeira etapa no desenvolvimento da CBDC multi-nação. Agora, de acordo com o BIS, o projeto seguirá para a terceira e última etapa antes que uma versão de testes da CBDC entre no mercado.

Um relatório de junho de 2022 mostrou que cerca de 90% dos bancos centrais do mundo estão considerando a adoção de CBDCs. De acordo com o Atlantic Council, 11 países lançaram CBDCs, 15 estão em fase piloto, enquanto 26 estão em fase de desenvolvimento.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.