Categorias Educação

O que é Ponto de Pivot?

Traders profissionais e gestores utilizam o ponto pivot para identificar níveis de suporte e resistência. Simplificando, um ponto pivot e seus níveis de suporte e resistência são as áreas em que o preço podem se mover.

Essa projeção pode seguir tanto cálculos matemáticos quanto a projeção de Fibonacci.

Essa técnica nos possibilita antever quais serão as principais regiões de pressão de compra (leia se suportes) e a pressão vendedora (entenda se resistências) para o período que se vai operar (intra day, semanal ou mesmo mensal).

A técnica não é nova, ela foi criada pelos traders de Chicago (EUA) na década de 50 e esta consistia basicamente em pegar os dados do período anterior, máxima, mínima e o fechamento com os dados em mãos somavam e dividiam por três.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O resultado desse cálculo era o Ponto de Pivot para o período seguinte, que nada mais é do que o preço que o mercado toma como base e fica flutuando em torno dele.

Com base nesse resultado, o próximo passo agora será pegar a distância da mínima do período anterior para o ponto de pivot atual e essa seria a primeira resistência.

Calculavam toda a amplitude do período anterior e jogavam a distância para cima a partir do ponto de pivot formando a segunda resistência.

Para suportes o procedimento era o mesmo, apenas ao invés de utilizar a mínima utilizavam a máxima, obtendo assim suporte 1 e suporte 2.

A fórmula matemática do Ponto de Pivot é simples:

PP=(Max + Min + Fech)/3

Hoje felizmente não precisamos mais ficar fazendo cálculos manuais, plataformas de operação como a Profit Chart Pro já consegue fazer essas projeções, bem como temos sites na internet já com as fórmulas pré ajustas que calculam isso para o trader, assim como podemos montar numa planilha as fórmulas matemáticas e apenas inserir valores.

Na figura abaixo, a operação realizada em 12.07.2016 onde em azul claro temos o Ponto de Pivot, na cor lilás temos os suportes e em amarelo as resistências.

Notem que toda a operação girou em torno desses valores.

Leia também: [Guia básico] Como minerar Ethereum

Compartilhar
CriptoFácil

CriptoFácil é o usuário oficial por trás do criptofacil.com, um portal líder dedicado à disseminação de informações confiáveis e atualizadas sobre o universo das criptomoedas e tecnologia blockchain. Com 8 anos de experiência no setor, CriptoFácil não apenas cura conteúdos informativos, mas também estrutura páginas essenciais do site, como a homepage, sobre nós, contato, política de privacidade, entre outras, assegurando que os visitantes tenham acesso fácil e seguro às informações que procuram.

This website uses cookies.