DeFi

Vitalik Buterin propõe medidas para reduzir risco de censura no Ethereum

Após o lançamento da atualização The Merge, muitos usuários começaram a reclamar de que o Ethereum estaria censurando algumas transações. Isso de fato ocorreu após muitos serviços bloquearem transações ligadas ao mixer Tornado Cash.

Para mitigar esses problemas, o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, propôs uma solução em um fórum. A solução chama-se “leilões de blocos parciais” e visa restringir o poder dos construtores para evitar a centralização e outras falhas na rede. 

Medidas anti-censura

O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, sugere limitar os construtores da produção de blocos inteiros enquanto os desenvolvedores trabalham para evitar a censura da Ethereum. Buterin acredita que os leilões de blocos parciais podem descentralizar ainda mais a produção de blocos.

Nesse sentido, a medida visa impedir que os construtores possam elaborar o bloco como um todo. Por exemplo, o leilão permitiria que os construtores escolhessem a primeira metade do bloco, mas não a segunda. Portanto, a construção dos blocos seria dividida entre mais partes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Em vez de os construtores terem controle total para construir o bloco inteiro se vencerem um leilão, os construtores teriam uma quantidade mais limitada de energia”, disse Buterin

Vitalik Buterin propõe três maneiras possíveis de limitar o poder de produção de blocos. Inclui listas de inclusão, sufixos do proponente e sufixos do proponente pré-commit.

  • Listas de inclusão: o proponente oferece uma lista de transações a serem incluídas no bloco, a menos que o construtor preencha um bloco com outras transações;
  • Sufixos do proponente: o proponente cria um sufixo para o bloco que permite que os construtores não vejam as informações do proponente e adicionem transações perdidas pelos construtores;
  • Sufixos do proponente de pré-commit: o proponente faz o pré-commit em uma árvore Merkle ou KZG e outras transações que deseja incluir no bloco. Um construtor cria um bloco e, em seguida, um proponente adiciona o sufixo.

Pode funcionar?

Vitalik Buterin disse limitar o poder tanto para os proponentes quanto para os construtores e introduzir um terceiro no processo de produção do bloco para evitar a centralização. Assim, ajudará a mitigar a censura do Ethereum.

No entanto, os construtores ainda terão poder suficiente para capturar quase todo o valor máximo extraível (MEV). Ou seja, ainda terão um grande poder nas mãos, o que torna essa solução apenas um paliativo.

Outra questão é que as propostas de Buterin também possuem pontos fracos. A lista de inclusão, por exemplo, tem problemas de compatibilidade de incentivos, encargos adicionais para os proponentes e possibilidade de ataques.

Já a solução de sufixos do proponente reduz os problemas de compatibilidade, mas apresenta os mesmos pontos fracos das listas de inclusão.

Preço do Ethereum (ETH) após a fusão

À medida que as preocupações com a censura aumentam após o The Merge, o preço do Ether (ETH) continua em queda. Até o fechamento deste artigo, o ETH está sendo negociado a US$ 1.290, uma queda de quase 2% nas últimas 24 horas. Desde o The Merge, o preço do ETH caiu mais de 35%.

As preocupações com a censura também fizeram com que o valor de mercado da stablecoin USDC da Circle caísse abaixo de US$ 48 bilhões. Isso ocorreu porque a stablecoin anunciou que também iria aplicar sanções contra endereços de USDC que utilizaram o Tornado Cash.

O mixer é acusado de facilitar o trabalho de hackers que roubaram criptomoedas no passado, mas os defensores da privacidade alegam que as sanções são exageradas. Além disso, os bloqueios também prejudicam pessoas que utilizam o Tornado Cash para manter sua privacidade e não cometem crimes.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.