Economia

Venezuela desativa 75.000 mineradores de Bitcoin

Os mineradores de Bitcoin (BTC) na Venezuela enfrentam um momento crítico devido ao apagão nacional que afeta o setor. Ao todo, cerca de 75.000 ASICs, equipamentos especializados na mineração de BTC, foram desligados recentemente.

Essa situação gerou milhões em perdas, impactando negativamente o setor e o emprego de centenas de pessoas. Ao mesmo tempo, prejudica a já fragilizada economia local de algumas regiões.

Diversos mineradores de Bitcoin, sob anonimato, compartilharam suas preocupações sobre a regulamentação das criptomoedas no país. Eles temem que a indústria, que avançou nos últimos dois anos com maior clareza regulatória, desapareça ou enfraqueça.

A incerteza cresce entre os proprietários de pools de mineração de Bitcoin. Afinal, a Superintendência Nacional de Criptoativos (Sunacrip), principal reguladora do ecossistema na Venezuela, foi intervencionada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

As pools com licenças da Sunacrip tiveram que interromper as operações há um mês. Isso ocorreu em meio a investigações relacionadas ao esquema de corrupção PDVSA-Cripto.

Estima-se que 1.600 pessoas corram o risco de perder o emprego e outras 5.000 sejam afetadas indiretamente. Além disso, as empresas do setor são obrigadas a arcar com despesas operacionais, mesmo sem produzir.

Mineradores de Bitcoin

A mineração de Bitcoin gera empregos e sustenta financeiramente muitas famílias na Venezuela. No entanto, os 11 milhões de dólares que os mineradores estão perdendo também representam uma perda de receita para a estatal Corporación Eléctrica Nacional (Corpoelec).

Estima-se que a Corpoelec esteja deixando de receber quase US$ 2 milhões por mês em contas de energia elétrica pagas pelos donos das pools de mineração.

As autoridades venezuelanas permanecem em silêncio sobre a reestruturação ou intervenção da Sunacrip. Consequentemente, isso aumenta a especulação de que a Corpoelec possa ser designada pelo governo para regular a mineração digital.

Essa possibilidade preocupa vários mineradores de Bitcoin, que recordam que, no ano passado, funcionários da empresa estatal desligaram todas as pools de mineração no estado de Carabobo por três meses. E, ao religá-las, aumentaram a tarifa de energia elétrica em 30%, sem qualquer explicação.

Diante dessa situação, a indústria venezuelana de mineração de Bitcoin enfrenta um futuro incerto, com milhares de empregos em risco e prejuízos milionários, enquanto aguarda uma solução por parte das autoridades locais.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.