DeFi

Uniswap vê liquidez crescer 208%; o que isso indica?

A Uniswap, maior exchange descentralizada (DEX) do mercado cripto, registrou um aumento significativo na liquidez durante os primeiros três meses de 2023 em comparação com as principais plataformas centralizadas (CEX) como Binance e Coinbase.

De acordo com um relatório da CCData, a Uniswap v3 teve um aumento de 208% na liquidez. Enquanto isso, Coinbase e Binance registraram quedas de 6,35% e 13,4%, respectivamente.

O estudo também apontou que o domínio do Bitcoin subiu para mais de 45%, o Ethereum manteve sua posição de liderança no espaço DeFi. Já a USDT, da Tether, respondeu por mais de 60% das transações de stablecoin no trimestre.

As pressões regulatórias no primeiro trimestre afetaram a liquidez do mercado. Ações de execução, ações judiciais e acordos envolvendo exchanges de criptomoedas foram destaque no período.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Coinbase chegou a um acordo de US$ 100 milhões com o NYDFS em fevereiro e recebeu um Wells Notice da SEC em março, enquanto a Binance foi processada pela CFTC no mesmo mês. Gemini, Kraken, KuCoin e CoinEx também enfrentaram pressões regulatórias no trimestre.

Liquidez da Uniswap cresce

Conforme destacou a CCData, o aumento na liquidez da Uniswap tem relação com as condições de mercado, que levaram os investidores a tentar capitalizar o “depeg” (perda da paridade) temporário da USDC. De acordo com a análise, isso impulsionou a liquidez para pools como o ETH-USDC.

Dados on-chain mostram ainda uma queda notável na profundidade de mercado de 1% para os principais pares de negociação BTC/USD e BTC/USDT.

A liquidez atingiu seu nível mais baixo para USD e USDT em 26 de março, quando o colapso de Silvergate Bank, Signature Bank e Silicon Valley Bank (SVB) afetou a indústria de criptomoedas.

Os pesquisadores da CCData observam também que a baixa liquidez e os volumes de negociação tiveram um impacto perceptível nas reservas das exchanges centralizadas. A incerteza fez com que as reservas cambiais caíssem para o nível mais baixo desde 2020, antes de registrar uma leve melhora em março.

Conforme disseram os analistas, o aumento expressivo da liquidez da Uniswap v3 evidencia o potencial das DEX e a crescente importância desses protocolos descentralizados no mercado de criptomoedas.

Ou seja, enquanto as exchanges centralizadas enfrentam desafios regulatórios, a Uniswap v3 se consolida como uma opção atrativa para traders e investidores. Isso demonstra o dinamismo e a resiliência do ecossistema DeFi.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.