DeFi

Uniswap Labs e Across se unem e propõem padrão de pontes cross-chain

A Uniswap Labs anunciou nesta quinta-feira (11) uma parceria com a Across para desenvolver um padrão de pontes cross-chain. Segundo o comunicado, essa parceria promete aumentar a interoperabilidade e eficiência no ecossistema blockchain, abrindo portas para novas possibilidades de negociação e transferência de ativos digitais.

Através do Across Bridge e do UniswapX, esses projetos estabeleceram um novo padrão para a interoperabilidade entre diferentes blockchains. Agora, com a proposta deste novo padrão, as empresas buscam criar um framework unificado para que as blockchains se tornarem mais interoperáveis.

O novo padrão oferece aos sistemas cross-chain uma especificação unificada para intenções cross-chain. Isso significa que qualquer aplicativo que facilite intenções pode rotear as ações solicitadas pelos usuários para uma rede de preenchimento compartilhada, aumentando a eficiência em todo o ecossistema.

Para iniciar o processo de criação deste padrão, Uniswap Labs e Across publicaram conjuntamente um Ethereum Request for Comment (ERC) no fórum Ethereum Magicians. Além disso, os dois projetos irão propor o padrão ao grupo de trabalho CAKE para discussão e revisão.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esta é uma etapa crucial para a criação de um ERC em torno deste novo padrão. UniswapX será o primeiro a adotar o novo ERC, conforme o projeto busca suporte para funcionalidades cross-chain. A proposta está aberta para feedbacks.

Uniswap Labs foca em pontes cross-chain

Protocolos cross-chain adotam diferentes abordagens para conectar atividades entre blockchains. Atualmente, designs baseados em mensagens têm sido populares, mas são falhos devido à lenta finalização das transferências e aos altos custos.

As abordagens baseadas em intenções oferecem uma solução alternativa. Se um usuário deseja trocar USDC no Ethereum por WETH em uma L2, ele não precisa dar vários passos ou se preocupar com como isso acontecerá.

Os sistemas baseados em intenções simplesmente permitem que os usuários especifiquem o estado final da blockchain – e uma rede de preenchedores compete para realizar a ação do usuário o mais rápido e barato possível.

As intenções vêm sendo apontadas como uma das principais soluções para o problema de interoperabilidade cross-chain. No entanto, até o momento, cada sistema baseado em intenções cumpriu as intenções de seus usuários por meio de suas próprias redes.

Isso apresenta problemas como atrasos e riscos de centralização devido à dependência de cada sistema de um pequeno número de preenchedores.

“O padrão para intenções cross-chain estabelece regras para sistemas independentes baseados em intenções a serem seguidas na camada de aplicação do Ethereum. A proposta busca estabelecer um padrão ERC para permitir que diferentes sistemas baseados em intenções interoperem perfeitamente”, destaca o comunicado.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.