Categorias Notícias

Secretário do Tesouro dos EUA afirma que governo está preparando regras para criptoativos no país

A Rede de Repressão a Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos (FinCEN) está preparando novos regulamentos sobre criptoativos. A informação foi divulgada pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, na quarta-feira, 12 de fevereiro.

Falando durante uma audiência no Comitê de Finanças do Senado, Mnuchin disse que o FinCEN está se preparando para lançar alguns “novos regulamentos significativos” em torno das criptomoedas, embora ele não tenha fornecido mais detalhes.

A explicação de Mnuchin veio em resposta à senadora Maggie Hassan, que perguntou: “como o orçamento proposto pelo Tesouro aumentará o monitoramento de transações suspeitas de criptoativos e na acusação de terroristas e outras organizações criminosas que financiam atividades ilícitas com criptoativos?”

O FinCEN e o Departamento do Tesouro, de maneira geral, estão “gastando muito tempo com isso”, disse Mnuchin, e estavam trabalhando com alguns dos reguladores dos EUA sobre o assunto. Ele não nomeou os reguladores específicos, mas a Comissão de Valores Mobiliários, a Comissão de Comércio de Mercadorias e Futuros e o Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro estão todos ativos no espaço criptográfico.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Queremos garantir que a tecnologia avance, mas, por outro lado, queremos garantir que as criptomoedas não sejam usadas para o equivalente a antigas contas bancárias com números secretos suíços”, disse ele.

No entanto, o Tesouro compartilha as preocupações do senador sobre o uso ilícito e “você verá muito trabalho saindo muito rapidamente”, disse Mnuchin. Um porta-voz do FinCEN se recusou a comentar sobre o assunto.

O FinCEN e seu diretor, Kenneth Blanco, vêm alertando as empresas no espaço de criptoativos há meses que, na sua opinião, os regulamentos existentes cobrem a maioria das formas de transações, particularmente as regras contra lavagem de dinheiro. O órgão também afirmou que mídias sociais que possuem projetos de criptoativos não podem ignorar transações ilícitas, uma clara referência ao Facebook e à Libra.

O FinCEN juntou-se a seus colegas reguladores financeiros na assinatura de um comunicado conjunto no outono passado, observando que as leis bancárias ainda se aplicam a essa classe de ativos.

Leia também: Reguladores da Ucrânia afirmam que mineração de criptoativos não requer regulamentação

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.