Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Mídias sociais que têm projetos de criptomoedas não podem ignorar transações ilícitas, diz FinCEN

  • Por Lorena Amaro
  • - 10/02/2020
  • às 14:44
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Mídias sociais que têm projetos de criptomoedas não podem ignorar transações ilícitas, diz FinCEN

O vice-diretor da Rede de Repressão a Crimes Financeiros dos Estados Unidos (FinCEN, na sigla em inglês), Jamal El-Hindi, enfatizou que o setor de criptomoedas não pode representar um retrocesso no que diz respeito à proteção e transparência.

As declarações foram feitas durante seu discurso, realizado na ocasião da 20ª Conferência sobre lavagem de dinheiro e crimes financeiros (SIFMA, na sigla em inglês), em Nova York, no dia 6 de fevereiro.

“Mídias sociais e plataformas de mensagens e outras que agora se concentram no estabelecimento de criptomoedas não podem fechar os olhos para transações ilícitas que possam estar promovendo”, destacou El-Hindi.

Antes de citar especificamente o caso das criptomoedas lançadas por mídias sociais e plataformas de mensagens, como é o caso do Projeto Libra, do Facebook, El-Hindi abordou a complexidade do setor de valores mobiliários. Segundo ele, essa complexidade tanto nas transações quanto nos relacionamentos representam um desafio à transparência.

Além disso, observou que os procedimentos Conheça seu cliente pode desencorajar as empresas por conta da competitividade do setor.

FinCEN não permitirá recuos

Nesse contexto de complexidade e com o aparecimento de novas tecnologias e novos sistemas de pagamentos, El-Hindi destacou:

“Como já dissemos em outras ocasiões, na medida em que o setor financeiro opte por avançar com as oportunidades que alguns desses sistemas emergentes apresentam, não permitiremos que ele recue nas proteções e na transparência apropriada que trabalhamos coletivamente tanto para introduzir no sistema financeiro.”

O vice-diretor da FinCEN também foi enfático ao dizer que a entidade irá julgar as instituições financeiras emergentes sobre “se e como” elas tornam seus sistemas resilientes, reportando casos de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, evasão de sanções, tráfico humano, narcotráfico e outras atividades ilícitas.

Declaração conjunta

Conforme reportou o CriptoFácil, em outubro de 2019 a FinCEN emitiu uma declaração conjunta com outros dois importantes órgãos reguladores financeiros dos Estados Unidos, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) e a Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC, na sigla em inglês).

Na ocasião, as entidades afirmaram que as pessoas que se envolvem em atividades ligadas a criptoativos devem cumprir suas obrigações em processos de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo por meio da Lei de Sigilo Bancário dos Estados Unidos (BSA).

Leia também: Órgão regulador da Suíça quer regras mais duras contra lavagem de dinheiro com criptoativos

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.