Economia

Rússia e Japão testarão suas moedas digitais em abril

A Rússia e o Japão estão planejando testar suas respectivas moedas digitais de banco central (CBDCs) em abril deste ano. As autoridades russas realizarão o teste em parceria com várias instituições financeiras e empresas, incluindo a Mastercard e o Sistema de Pagamentos Eletrônicos da Rússia.

O teste será conduzido em um ambiente controlado e visa verificar a eficácia da tecnologia e as possíveis implicações do uso de uma CBDC. O Brasil também deve começar a testar o Real Digital ainda este ano.

No Japão, o Banco do Japão lançou recentemente a primeira fase de seus testes de CBDC, que serão realizados até março de 2023. A fase atual consiste em testes técnicos e tem como objetivo avaliar a viabilidade de um sistema de pagamento baseado em CBDC.

CBDC

No caso japonês as autoridades já declararam que se os testes forem bem-sucedido, a próxima fase irá testar a funcionalidade básica de uma CBDC, como transferências e pagamentos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A moeda digital do banco central é uma forma de dinheiro emitido e garantido pelo banco central de um país. Ao contrário das criptomoedas como o Bitcoin, que são descentralizadas e não são emitidas ou regulamentadas por uma autoridade central, as CBDCs são controladas pelo banco central do país emissor e estão sujeitas às regulamentações governamentais.

Vários países estão explorando a possibilidade de emitir suas próprias CBDCs, incluindo a China, que já está testando sua moeda digital do banco central em algumas cidades do país, desde 2018.

A adoção de uma CBDC pode ter várias implicações, incluindo a redução do uso de dinheiro em papel, a melhoria da eficiência dos pagamentos e a inclusão financeira de pessoas sem acesso a serviços bancários.

No entanto, também existem preocupações com a privacidade dos usuários e o impacto potencial na estabilidade financeira. Por isso, é importante que os testes sejam conduzidos cuidadosamente e que sejam considerados todos os possíveis riscos e benefícios antes de uma CBDC ser amplamente adotada.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.