Categorias Notícias

Reportagem da Record associa pirâmide D9 à onda de assassinatos no sul do Brasil

Uma reportagem do Domingo Espetacular da TV Record, veiculada no dia 14 de junho, revelou que o esquema de pirâmide financeira da D9 Trader provocou uma onda de assassinatos na região Sul do Brasil. Além disso, de acordo com a matéria, a empresa deixou um prejuízo de centenas de milhões de reais.

Conforme informa a reportagem, a D9 Trader prometiam retornos de até 400%, pagos em Bitcoin, sobre os valores investidos. No entanto, a promessa era apenas de uma fachada para um esquema de pirâmide financeira.

Os assassinatos

O primeiro caso de assassinato citado pela matéria ocorreu em setembro de 2018, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Na ocasião, o corpo de Márcio Rodrigues dos Santos, o líder da D9 no Sul do país, foi encontrado no porta-malas de uma carro incendiado. 

Já o segundo crime foi cometido em Sapiranga, no Rio Grande do Sul, em janeiro deste ano. Desta vez, o corpo de Maurício Dalpiaz, investidor lesado pela D9 e enganado por Márcio, foi abandonado sem vida em um matagal. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Também no mês de janeiro, o brasileiro apontado como líder da D9, Danilo Santana, lançou um videoclipe “luxuoso” em Dubai, nos Emirados Árabes.

Conforme explica a reportagem, os três fatos estão associados.

Entenda o caso

O delegado responsável pela investigação, Fernando Pires Branco, informou que, em 2017, no final do inquérito que investigava a D9, 27 pessoas foram indiciadas. Na ocasião, Márcio Rodrigues dos Santos chegou a ser preso. Entretanto, ele foi solto para responder ao processo em liberdade e sumiu do Rio Grande do Sul.

Segundo a reportagem, ele temia uma represália por parte dos lesados pela quadrilha. Por isso, foi morar em Balneário Camboriú (SC). No entanto, ao marcar um encontro com supostos investidores de seu novo negócio, foi vítima de uma emboscada e foi assassinado.

Na investigação, a polícia suspeitou de vingança e chegou até os assassinos, que foram presos. Um dos acusados, Maurício Dalpiaz também pôde responder em liberdade e voltou para Sapiranga.

Dalpiaz, segundo o delegado, era um discípulo de Márcio e chegou a montar seu próprio esquema de pirâmide, a One Seven Company. Ele também captava vítimas e não paga o prometido. Assim, pelo mesmo motivo que o levou a matar Márcio, ele também foi assassinado.

O corpo de Dalpiaz foi deixado em um matagal em Sapiranga. Os assassinos foram dois homens, pai e filho, lesados pelo esquema liderado por ele.

Líder da D9 virou cantor

Por outro lado, o mentor do esquema, Danilo Santana, teria conseguido, segundo a polícia, ao menos R$ 200 milhões com o esquema. Ainda em 2017, quando as investigações começaram, ele se mudou com a família para Dubai, onde investiu na carreira de cantor e adotou o nome Danilo Dubaiano. 

Danilo é considerado foragido e procurado inclusive pela Interpol.

Leia também: Idoso é preso por aplicar golpes com Bitcoin e lucrar mais de R$ 20 milhões

Leia também: Justiça convoca líderes da Paymony para apresentarem defesa sobre golpe com criptomoedas de 2014

Leia também: Cantora Juliana Bonde divulga robô de investimento em Bitcoin que promete retorno de até 10% ao dia

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.