Categorias Notícias

Reguladores do Reino Unido aprovam primeiro fundo de hedge focado em criptoativos do país

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) deu a sua aprovação para a Prime Factor Capital emitir um fundo de hedge focado em criptoativos. Com isso, esse passa a ser o primeiro fundo do tipo aprovado no país, informou a Coindesk nesta quarta-feira, 03 de julho.

Mesmo com a aprovação da FCA, a Prime Factor obedecerá aos regulamentos financeiros da União Europeia. Sob estas diretrizes, a empresa poderá manter mais de 100 milhões de euros em ativos sob gestão. É a primeira agência a ter um fundo aprovado para investir exclusivamente em criptoativos.

Os fundadores da Prime Factor acreditam que, ao se concentrarem em uma única classe de ativos – mesmo uma que carrega a desconfiança do mercado como a de criptoativos – isso os colocará à frente seus concorrentes globais e farão da empresa uma autoridade confiável no investimento em criptoativos.

“A maioria dos veículos para investimento em criptomoedas está fora do escopo dos reguladores e isso é um grande problema para um mercado que tem uma reputação tão ruim”, disse Adam Grimsley, diretor de operações da Prime Factor.

A Prime Factor será obrigada a nomear uma empresa custodiante que atue sob os regulamentos da UE para garantir e validar os retornos dos investidores e os criptoativos detidos pelo fundo. Este custodiante atuará de forma independente da empresa e também fornecerá reconciliação do fluxo de caixa.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Não há informações disponíveis publicamente sobre a estratégia de investimento da Prime Factor, nem sobre quais criptoativos integrarão o fundo. Segundo a matéria, a equipe é formada por ex-funcionários da Blackrock, Legal & General, Goldman Sachs e Deutsche Bank.

Em seu site, o CEO da Prime Factor Nic Niedermowwe publicou um relatório intitulado “A Falácia das Stablecoins Não-Garantidas”, no qual ele argumentou os riscos de stablecoins que não possuem ativos subjacentes a elas. Ele também considerou outros assuntos, como a escalabilidade do Bitcoin.

A Prime Factor não comentou sobre a aprovação da FCA, que dá à empresa um grau maior de legitimidade aos criptoativos como veículos de investimento. Recentemente, a FCA propôs que as negociações de derivativos com criptoativos fossem banidas do Reino Unido.

Leia também: Parlamento do Reino Unido demonstra aplicações de blockchain para educar decisores políticos

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.