Polkadot vai se desfazer de ‘conselho’ e criar novo sistema de governança

A Polkadot (DOT) anunciou uma nova versão de seu sistema de governança, a Governance version 2 (ou Gov2). Com isso, uma das principais criptomoedas do mercado pretende revolucionar o seu sistema de governança.

Com o Gov2, a equipe espera descentralizar de forma significativa o processo de tomada de decisão para a Polkadot. Na prática, isso pode tornar a rede mais eficiente em sua gestão, de acordo com os seus desenvolvedores.

Na conferência Decoded, a equipe principal da rede Polkadot disse que o seu sistema de governança atual precisava de uma revisão. Isso porque tudo estaria muito centralizado no “conselho”.

Eles afirmaram que o Conselho Polkadot, um órgão centralizado de executivos, tinha um poder de decisão quase exclusivo. Ou seja, em alguns temas, como gastos do tesouro, por exemplo, só o conselho tomava as decisões. Isso vai contra a ideia de descentralização.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Polkadot e descentralização

Como resultado, a equipe optou por dividir o sistema de governança do projeto. Assim, para o Gov2, a equipe preparou uma estrutura de software que removerá o conselho.

Ele será substituído por “referendo”, um sistema de votação em que qualquer pessoa pode fazer propostas e aprová-las.

“O Governance v2 da Polkadot oferece novos blocos de construção para que as parachains criem seu processo de governança”, disse a equipe.

Conforme informou a equipe, “isso abre novas possibilidades para implementar processos de governança”.

“Com o equilíbrio certo entre a descentralização e a eficiência”, disse Bryan Chen, cofundador e CTO da Acala.

Este novo sistema de governança deve ser lançado em Kusama, a rede canária da Polkadot, em breve. Em seguida, ele deve ser implantado na rede principal da Polkadot, mas sem a necessidade de um hard fork.

Foi o que afirmou Robert Habermeier, o cofundador da Polkadot.

“Gov2 mostra que há a capacidade de atualização sem um hard fork”, disse ele.

Segundo Habermeier, não há necessidade de um fork pois o sistema é capaz de atualizar seu próprio mecanismo de governança.

Leia também: Saiba como criar NFTs na rede Avalanche e vendê-los na Shopify

Leia também: São Paulo FC lança hub de inovação para desenvolver projetos de Web3

Leia também: 52% dos endereços Dogecoin seguem no lucro apesar da recente queda de preço

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.