Colunistas

PetroRio ou 3R Petroleum? Qual a melhor ação de petróleo?

Em mais um de seus insights gratuitos, a Nord Research debateu sobre a relação de crescimento entre 3R Petroleum e PetroRio, tentando comparar ambas as empresas.

Dessa forma, logo de cara vemos uma semelhança entre as estratégias da companhia. Ambas compram campos maduros de petróleo que as majors não querem mais e revitalizam. Assim sendo, cortando custos, a PetroRio (PRIO3) se mostra um sucesso em termos de resultados.

Contudo, a 3R Petroleum (RRRP3) está indo atrás. Antes de seu IPO a companhia só possuía 4 campos de petróleo, sendo 3 onshore e 1 offshore. Agora, a companhia possui seis campos, e se considerarmos 100% de suas produções, a companhia alcança 18 mil barris/dia. De acordo com a petroleira, em seus planos incluem sair dos atuais 5 mil barris por dia para 35 mil em 2026. E claro, com margens altas, lifting cost baixo e EBITDA em crescimento constante.

A Nord pontua que, “como esperávamos, tinha receitas minúscula e EBITDA (e lucro) negativo até 2019.” Contudo, após as compras de campos em 2020, as receitas subiram 500%. Além disso, o EBITDA subiu para R$ 54 milhões. Todavia, o ajuste de não recorrentes é monstruoso. Afinal, sem eles, o EBITDA seria negativo em R$ 133 milhões.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mas, afinal, 3R Petroleum é a nova PetroRio?

“As duas petroleiras adquirem campos maduros e atuam em reduzir seus custos para gerar resultados. As semelhanças entre as duas param por aí.”

– afirma o analista da Nord, Bruce Barbosa.

De acordo com o analista, a PetroRio possui “um histórico consistente de produção, redução de custos e geração de resultados”. Contudo, a 3R Petroleum (ainda) não.

Além disso, a PetroRio consegue adquirir campos maduros rapidamente e elevar sua produção sem perder o foco e eficiência. Ademais, negocia a 10x EBITDA histórico, enquanto a 3R Petroleum nem mesmo tem EBITDA histórico. De acordo com as estimativas do analista, PRIO negocia 7x EBITDA para 2021, enquanto 3R 10x.

Portanto, a Nord diz que prefere “pecar pelo conservadorismo (e pelo preço baixo)” e optar por PetroRio.

Aliás, o Guia do Investidor possui uma ferramenta que te possibilita comparar fundamento de diversas ações ao mesmo tempo. Como na imagem abaixo. Gostou? Clique aqui e confira.

Leia também: Campanha aceita criptomoedas para ajudar criança com paralisia cerebral

Leia também: Analistas indicam 3 criptomoedas que podem valorizar 45% em breve

Leia também: Veterano dá dicas para day traders declararem Imposto de Renda

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Compartilhar
Guia do Investidor

O Guia do Investidor é um dos maiores sites sobre educação financeira e investimentos do Brasil e sua missão é levar conteúdo gratuito e de qualidade e ferramentas a milhares de pessoas e assim transformar suas realidades.

This website uses cookies.