Categorias Notícias

Pesquisa aponta que 70% dos usuários de criptomoedas não as utilizam como meio de pagamento

Uma das maiores dificuldades de um investidor de criptomoedas é a de gastar seus ativos consumindo algo. Essa dificuldade é maior entre os chamados hodlers, investidores de longo prazo que guardam suas criptomoedas a qualquer custo.

A Foundation for Interwallet Operability (FIO), um consórcio de carteiras de criptoativos, bolsas de valores e processadores de pagamento, realizou uma pesquisa com mais de 200 proprietários de criptomoedas. Foram feitas várias perguntas sobre suas experiências na transação, lançando luz sobre as questões que estão impedindo o uso mais amplo como moeda corrente.

Os resultados mostram que, durante 2018, apenas 30% dos usuários enviaram moedas para terceiros ou contas alternativas pelo menos uma vez por mês. 43% dos entrevistados enviaram criptomoedas para outra pessoa ou fizeram compras apenas algumas vezes durante o ano inteiro, e 27% nem sequer fizeram uma compra. Isso significa que 70% dos detentores de criptomoedas raramente ou nunca usaram criptomoedas para fazer qualquer tipo de pagamento.

A pesquisa também descobriu que 13% dos proprietários nunca usaram uma carteira que armazena suas chaves privadas. Em relação à diversificação das carteiras de criptoativos, cerca de metade dos entrevistados detêm entre uma e cinco criptomoedas diferentes ao mesmo tempo, outros quarto têm entre seis e 10, e cerca de um em 10 detém mais de 20 moedas diferentes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Medo de negociar?

Uma razão para o pouco uso de criptomoeda para pagamentos é que algumas pessoas ainda estão preocupadas com a conclusão das transações. De acordo com a pesquisa, apenas cerca de 25% das pessoas que enviaram moedas para outra pessoa em 2018 se sentiram “muito confortáveis” imediatamente após o envio.

A maioria dos usuários, cerca de 58%, sentiu-se apenas cautelosamente otimista. Os restantes 17% dos usuários sentiram algum nível de ansiedade, incluindo 5% que estavam muito nervosos com a transação que não estava indo conforme o planejado. Essa sensação parece passar com a experiência, já que 40% dos usuários que adquiriram sua primeira criptomoeda há mais de três anos se mostraram muito confortáveis, enquanto apenas 21% dos usuários que mantiveram moedas por menos de três anos sentiram o mesmo.

A pesquisa também solicitou aos usuários que escrevessem livremente quais outros desafios eles experimentaram enviando e recebendo criptoativos. As pessoas reclamaram principalmente sobre tarifas confusas e altas, bem como tempos longos e incertos de conformação.

Problemas com formatos de endereços e carteiras com bugs também foram um problema comum.

Leia também: Nova pesquisa mostra que o Bitcoin está na mira de 50% dos investidores brasileiros

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.