Categorias Notícias

OneCoin Leva R$ 450.000 de Indenização de Homem Preso Injustamente

OneCoin, a muito tempo suspeitado pela mídia, governos e investidores como um esquema ponzi, defraudou um homem em mais de um milhão de Yuans (U$ 145.000).

OneCoin abocanha U$ 145K de fundo indenizatório

Homem, que é famoso por ter passado 23 anos na prisão por um assassinato que ele não cometeu, decidiu investir parte da indenização que recebeu num esquema pensando que era “uma oportunidade”.

Os fundos eram parte de seu pacote de compensação do governo chinês, que totalizava 2,75 milhões de Yuans.

Como Sixth Tone relata numa entrevista, o homem ignorou os avisos de familiares, amigos e um diretor que estava gravando seu documentário que o acompanhava no momento. Ele só admitiu derrota no sábado, quando percebeu que não poderia mais retirar seu investimento inicial.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A maioria das pessoas não está familiarizada com esta área, então neste novo mercado eu poderia talvez estar na mesma linha de partida que todos os outros”, disse ele na entrevista. “Eu fiquei desconectado da sociedade por muito tempo.”

Falta de instrução continua a beneficiar OneCoin

O advogado do homem também tentou alertá-lo dos riscos envolvidos com OneCoin, mas seu conselho não foi seguido. O advogado disse:

Eu suspeitava que ele estaria se envolvendo em um esquema de pirâmide, e eu o alertei por um bom tempo. Não sei ao certo quanto ele perdeu.

Homem fez o investimento através de uma empresa chinesa chamada Sichuan Kaijian Internet Technology Co. Ltd, que agora parece estar fechada.

Durante a filmagem do documentário sobre a libertação do homem da prisão, o diretor Zhou Qiang capturou imagens de uma “vendedora OneCoin” lançando o esquema ponzi para o homem.

A mesma história no mundo todo

É altamente improvável que o homem vai ver qualquer valor de seu investimento inicial, muito menos o “9 milhões de Yuans” prometido em retorno do investimento.

Enquanto isso OneCoin continua a chamar atenção de autoridades em todo o mundo. Mais recentemente, o Banco Central de Uganda emitiu uma advertência pública sobre os riscos de investir nela, mas não fez distinção entre o esquema e criptomoedas de boa fé, como o Bitcoin.

Nigéria e Itália também fizeram advertências similares.

A estratégia de marketing e a propagação viral do golpe (scam), capitaliza na falta de instrução das vítimas que são leigos em relação às criptomoedas, e especialmente em mercados emergentes.

Recentemente, um “mercado” online apareceu oferecendo produtos e serviços em troca de OneCoin, que o Criptomoedas Fácil aconselha o leitor a não usar sob quaisquer circunstâncias.

Ao mesmo tempo o site da OneCoin que se apresenta como uma exchange, finalmente ficou offline, possivelmente sugerindo que o golpe está se aproximando do final.

Qual você acha que é a melhor maneira de educar os consumidores sobre os perigos de esquemas ponzi como OneCoin? Deixe sua opinião nos comentários abaixo:

Compartilhar

This website uses cookies.