Categorias Notícias

Moeda digital da China começa a ser usada em salários

O yuan digital foi utilizado para pagamento de salários na região de Xiong’an, conforme relatou o portal oficial da região. A plataforma de pagamento baseada em blockchain distribuiu salários aos trabalhadores em projetos de florestamento em Xiong’an.

Os pagamentos foram direcionados para as carteiras digitais dos trabalhadores, a partir de uma carteira pública. Depois que os pagamentos foram efetuados, os dados relevantes das transações foram registrados na blockchain do yuan digital.

Simplificação e teste bem-sucedido

De acordo com as autoridades de Xiong’an, o projeto envolveu orientação e apoio do Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês) baseada em Shijiazhuang. Além deles, a agência do Banco da China em Xiong’an e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma participaram.

O yuan digital passou por vários testes desde o anúncio da sua criação em 2019, ao mesmo tempo que Xiong’an recebeu um desses testes, em abril de 2020.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, esta foi a primeira vez que a moeda foi utilizada dentro de uma rede blockchain, com dados registrados. O governo não afirmou se as transações poderão ser verificadas por qualquer cidadão.

De acordo com os responsáveis pelo teste, o pagamento de salários foi bastante simplificado e teve uma redução significativa nos custos. Em virtude disso, o governo da região já anunciou novos testes.

“No próximo estágio, o novo distrito continuará a explorar cenários de uso de renminbi digital mais ricos, convenientes e inteligentes. Os testes terão como base as necessidades do usuário para construir um sistema de circulação digital do renminbi no novo distrito”, afirmou o comunicado.

Avanços do yuan digital

Os testes do yuan digital seguem em ritmo acelerado na China. O país distribuiu recentemente US$ 6,2 milhões, cerca de R$ 31,9 milhões, em yuan digital para os residentes da capital, Pequim.

A premiação ocorreu por meio de uma loteria que sorteou 200 mil habitantes da cidade. Todos receberam o dinheiro através de uma carteira digital, mas as transações não foram registradas on-line.

Leia também: Paul Tudor Jones: quero ter 5% em Bitcoin para me proteger

Leia também: Jovens milionários têm grande parte da fortuna em criptomoedas

Leia também: Banco Central: real digital só deve chegar em 2024

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.