Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Só daqui 3 anos

Banco Central: real digital só deve chegar em 2024

  • Por Luciano Rocha
  • - 11/06/2021
  • às 11:45
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Banco Central: real digital só deve chegar em 2024
Foto: Unsplash

O lançamento do real digital pode ocorrer apenas em 2024, conforme e-mail enviado pelo Banco Central (Bacen) ao CoinDesk. Ou seja, a moeda poderá não ser lançada em 2022, como previa o Bacen.

De acordo com o Bacen, o lançamento do real digital dependerá tanto da conjuntura internacional quanto da evolução do projeto em si.

“Na avaliação atual do Bacen, as condições para a adoção de uma CBDC brasileira serão alcançadas em dois a três anos”, disse a autarquia.

Sucesso do Pix e Open Banking

Apesar de não ter sido lançado, o real digital possui dois embriões. Em primeiro lugar, há o sistema de pagamentos instantâneos Pix, seguido pelo Open Banking, que será lançado ainda este ano.

O Bacen ressaltou que o sucesso dessas duas tecnologias servirá como impulso para o real digital. No caso do Pix, tal sucesso já aconteceu: o sistema movimentou R$ 1 trilhão em seis meses. Além disso, mais de 80% dos usuários estão satisfeitos com o sistema.

Alguns economistas vão além e afirmam que o Pix já é, de fato, o real digital. É o caso de Fernando Ulrich, que gravou um vídeo com esse tema.

“O Pix é o início do Real Digital. Arquitetura, infraestrutura, modo de funcionamento, está tudo pronto. E a inclusão dos saldos da Conta PI na base monetária ilustra isso. A Conta PI é o que pode se transformar no Real Digital”, afirmou Ulrich.

Real digital trará mudanças

O possível atraso, contudo, não diminuiu as expectativas do Bacen com o real digital. O banco voltou a ressaltar que a moeda trará digitalização para o meio financeiro.

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país ficou na 16º posição na primeira edição do Índice de Governo Digital.

O ranking reuniu 33 países da OCDE, além de alguns convidados – caso do próprio Brasil, que não é membro da OCDE. A colocação brasileira superou países que são referências em digitalização, como Alemanha, Estônia e Países Baixos.

Porém, o real digital não substituirá o dinheiro físico ou os depósitos bancários, embora a tendência é que o dinheiro físico seja cada vez menos utilizado.

Lei também: Falha na B3 e posições de investidores em renda variável são afetadas

Lei também: Interesse institucional no Bitcoin está diminuindo, aponta JPMorgan

Lei também: Coinbase lista 3 tokens e preços podem disparar

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.