Notícias

Microsoft registra solução em blockchain voltada ao meio agrícola no Brasil

Agricultura e blockchain têm se relacionado com frequência no Brasil. O CriptoFácil noticiou em outubro que agricultores da Cooperativa de Jovens de Água Fria, na Bahia, estão usando a tecnologia blockchain para comprar bens e serviços para aumentar a produção dos produtos plantados – por meio de um aplicativo chamado Solução Online de Licitação (SOL).

No início de novembro, também foi veiculado pelo CriptoFácil, que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmou um acordo de cooperação com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana). A parceria visa desenvolver soluções que envolvem cuidados com o solo, organização e processamento de imagens das lavouras de cana-de-açúcar em nuvem e uma blockchain para cuidar da distribuição do produto de ponta a ponta – do produtor até o consumidor final.

Agricultura e blockchain receberam até um espaço no Summit Agronegócio Brasil 2019, uma vez que o CEO da empresa Interchains – que desenvolve soluções em blockchain – afirmou que deseja redesenhar o crédito rural.

Nesta terça-feira, 26 de novembro, foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) um registro de patente pela Microsoft. Trata-se da solução FarmBeats, que consiste na implementação de dados na vida do agricultor, para que o mesmo se direcione em sua própria produção.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para tanto, o projeto visa construir soluções únicas como sensores de baixo custo, drones e algoritmos de visão e machine learning. O fato da gigante do ramo tecnológico ter patenteado sua solução para o meio agrícola no Brasil pode indicar uma incursão em um futuro próximo – talvez aproveitando a abertura do país para o binômio blockchain e agricultura.

Além de tecnologia blockchain, o FarmBeats utiliza Inteligência Artificial e dispositivos IoT.

Leia também: Presidente da França Emmanuel Macron pede que a Europa use blockchain na indústria agrícola

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.