O presidente da França Emmanuel Macron defendeu o uso da blockchain para inovar a gestão da cadeia de suprimentos na indústria agrícola europeia. O presidente fez sua declaração durante a 56ª Feira Internacional de Agricultura, em Paris, no sábado, 23 de fevereiro, conforme mostra o artigo publicado pela Cointelegraph.
Macron pediu a união entre as nações europeias para combater a concorrência dos mercados globais da China, Rússia e Estados Unidos, ressaltando a importância da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia (UE) nesse sentido.
Ele identificou três estratégias amplas para promover a indústria agrícola do continente e manter uma vantagem competitiva, afirmando que “nenhum agricultor ou consumidor quer ser submetido ao ditame de países não europeus”. Entre essas estratégias estava uma chamada à inovação usando tecnologias de vanguarda tais como blockchain, com Macron dizendo:
“Vamos fazer isso na Europa, a vanguarda da tecnologia agrícola, desenvolvendo ferramentas que rastreiam cada produto, desde a produção da matéria-prima até a embalagem e o processamento. A inovação está lá e deve ser usada no mundo agrícola, ela deve ser totalmente utilizada porque está a serviço da excelência compartilhada e servirá ao consumidor.”
A blockchain pode trazer transparência para a produção e distribuição agrícola visando amenizar as crescentes preocupações dos consumidores sobre a proveniência e sustentabilidade dos produtos, acrescentou ele.
Juntamente com uma discussão sobre as políticas ecológicas no âmbito da PAC, Macron também concentrou-se em oportunidades de desenvolvimento compartilhado na África, exigindo que a França “exporte seu know-how” e promova a força dos mercados emergentes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Como relatado, Macron – um ex-executivo de telecomunicações – apoiou a inovação digital como uma ferramenta para reformar a administração francesa e impulsionar a economia nacional desde seus primeiros dias no cargo. Em 2017, o presidente prometeu transformar a França em uma nação de startups – um sentimento seguido pelo ministro da Economia e Finanças do país Bruno Le Maire, que disse que a França está pronta para uma revolução blockchain.
À medida que a blockchain ganha cada vez mais força global para engajar a agricultura – através da gestão, financiamento e integridade da cadeia de suprimentos – um relatório divulgado na primavera de 2018 prevê que a blockchain no mercado agrícola valeria mais de US$400 milhões até 2023.
Leia também: Bitcoin marca presença em protestos na França