Categorias Notícias

Mercado Bitcoin lança vídeo auxiliando vítimas de pirâmides financeiras

A exchange Mercado Bitcoin tem lançado campanhas educacionais e filantrópicas recentemente. Após o lançamento da campanha de doação para ajudar um hospital em Sergipe, cujo objetivo é angariar 10 BTC, a exchange em seu Facebook no dia 02 de abril soltou um vídeo educacional para auxiliar investidores a não caírem em pirâmide financeiras.

O chefe de riscos e compliance do Mercado Bitcoin, Bernardo Srur, dá três dicas para que investidores não caiam em armadilhas.

Cuidado com promessas de lucro garantido

Srur começa alertando com promessas de retorno garantindo, principalmente em curto prazo, apontando tais características como “fortes indícios de golpe“. Ele alerta que para fazer uma escolha consciente, conhecimento é fundamental, a fim de saber se o retorno é justificável. Srur conclui o ponto aconselhando que investidores “não se deixem levar pela emoção”.

A segunda dica guarda relação direto com a primeira, ao dizer que investidores devem fugir de pirâmides financeiras, que prometem alto retorno e indicação de novos membros. Srur menciona um relatório da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), no qual a entidade aponta como outras características de pirâmide: ênfase no recrutamento, produtos milagrosos, estrutura de comissão confusa, ausência de produto genuíno e promessa de alto retorno.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ainda que, isolados, esses pontos não impliquem em fraude, Srur aconselha que o investidor fique atento.

Por fim, Srur explica como proceder quando o investidor identifica fraudes no mercado. Para aqueles que foram vítimas ou suspeitam de golpe, o chefe de compliance do Mercado Bitcoin aconselha abertura de um boletim de ocorrência junto às polícias civil e federal. Além disso, ele revela que a exchange recebe denúncias em seu site, servindo como uma forma de identificar se o Mercado Bitcoin está processando transações de possíveis empresas fraudulentas.

Informação aos clientes acima de tudo

O CriptoFácil tentou contato com o Mercado Bitcoin para saber o que motivou o vídeo. Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da exchange, o próprio Srur respondeu ao questionamento:

“Nosso compromisso com os clientes é de sempre oferecer conteúdos que esclareçam e promovam a educação financeira. Quanto mais conhecimento sobre o mercado o investidor tiver, mais seguras serão as operações.”

Nota-se que há uma preocupação com a educação financeira dos investidores do mercado, a fim de evitar que mais empresas acabem retendo saques e prejudicando milhares de pessoas.

Leia também:Campanha do Mercado Bitcoin para combater a Covid-19 já recebeu 20 doações

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.