DeFi

MakerDAO quer fazer fork da Solana e lançar uma nova blockchain

Rune Christensen, cofundador da MakerDAO, lançou a ideia de criar um novo appchain dedicado ao protocolo de empréstimo DeFi, considerando o uso da base de código da Solana. Basicamente, a proposta é lançar uma nova blockchain com base no código da Solana.

Essa proposta faz parte do chamado plano Endgame, um projeto em andamento desde maio de 2022, que tem como objetivo aprimorar a governança da MakerDAO e tornar o protocolo mais autossustentável. O plano já passou por várias fases, com a “Constituição Maker” recebendo aprovação no início deste ano.

A quinta e última fase do Endgame envolve o lançamento de uma nova blockchain com foco em DAOs e Daaps, agora chamada de NewChain, que servirá como hub para as ferramentas de back-end que dão suporte à MakerDAO.

Christensen explicou que a criação do NewChain é crucial para permitir que o ecossistema se recupere de ataques graves à governança ou falhas técnicas por meio de hard forks. Ele destacou ainda a Solana como a base de código mais promissora para explorar essa ideia, citando o design sólido e a vantagem de ter sido desenvolvida após o entendimento dos desafios enfrentados pelos blockchains.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

MakerDAO planeja nova blockchain

Caso a comunidade MakerDAO aprove a proposta, Christensen sugeriu a formação de uma “relação simbiótica” entre MakerDAO e a comunidade Solana existente. Isso poderia ser alcançado mantendo um cliente independente ou fornecendo financiamento ao ecossistema Solana.

Ele também enfatizou a importância de criar uma bridge (ponte) bidirecional entre o NewChain e a Solana, além da bridge entre o NewChain e o Ethereum, para impulsionar o efeito de rede em toda a economia multichain.

Além da Solana, Christensen mencionou o Cosmos SDK como o único outro concorrente viável para lançar a nova blockchain de aplicativos da Maker. No entanto, ele observou que o ecossistema Cosmos pode não ser tão eficiente quanto a Solana, o que poderia aumentar os custos de manutenção ao longo do tempo. Além disso, o Cosmos não possui uma organização central forte, o que pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.