A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) decidiu adiar todos os maiores pedidos de ETFs de Bitcoin, incluindo o da Bitwise. Logo após essa decisão, a gestora decidiu, de forma inesperada, remover um de seus pedidos de listagem.
No entanto, não se trata do ETF à vista (spot) de BTC, mas de um ETF misto de BTC e Ether (ETH). De acordo com a gestora, o ETF visava lucrar com a gestão ativa e a valorização conjunta de ambas as criptomoedas. A Bitwise apresentou o pedido para a SEC em 3 de agosto. Portanto, o ETF ainda estava dentro do prazo de análise de 45 dias.
Apesar de parecer uma notícia negativa, a retirada aparentemente tem outro objetivo. Recentemente, o diretor de investimentos da Bitwise, Matt Hougan, falou sobre o ETF durante uma entrevista para a Bloomberg. Hougan afirmou que a SEC deveria aprovar os pedidos de ETFs de BTC “imediatamente” e criticou a demora da agência.
O ETF de BTC e ETH tinha como objetivo alocar fundos em contratos futuros das duas criptomoedas, com base no valor de mercado de ambas. Dessa forma, a gestora planejava ter exposição e lucros em duas frentes. Além disso, a estratégia aparentemente visava contornar uma limitação que impede ETFs de se exporem apenas a um ativo.
Estratégia acertada da Bitwise?
Apesar dos sentimentos otimistas no mercado após a vitória da Grayscale sobre a SEC, a Bitwise parece estar reconsiderando seu plano de ação. A retirada do ETF foi uma surpresa para muitos, mas a estratégia tem um certo sentido.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Uma declaração do prospecto dizia que o fundo “busca proporcionar aos investidores valorização do capital. Não pode haver garantia de que o Fundo atingirá o seu objetivo de investimento”. Ou seja, era um fundo de alto risco, o que poderia levar a uma rejeição por parte da SEC.
Na declaração de retirada, a Bitwise disse que o fundo não pretende mais buscar a eficácia e nenhum título do Fundo foi vendido, ou será vendido.
Não é a primeira aplicação de ETF que a Bitwise retira. A Bitwise apresentou um pedido para um ETF de ETH no início deste ano. O ETF tinha como objetivo investir em futuros de ETH antecipados e posteriores. No entanto, a gestora de ativos retirou o ETF apenas uma semana após o pedido.
A contradição entre as declarações dos diretores das empresas de gestão de ativos e suas ações cria confusão entre os investidores. Portanto, ainda não há uma razão clara para explicar a retirada do pedido pela Bitwise. No entanto, é importante notar que o ETF de BTC da empresa ainda está em jogo. A nova decisão da SEC sobre o fundo deve chegar na segunda quinzena de outubro.