Tecnologia

Mais uma segunda camada do Ethereum lança rede de testes

Um dia após o airdrop da Arbitrum, outra rede de segunda camada do Ethereum está lançando sua própria oferta. Neste caso, trata-se da zkSync Era, criada pela Matter Labs.

De acordo com a equipe do projeto, a rede está aberta para os usuários começarem a fazer a ponte e usar a tecnologia de camada 2. Esta será a etapa final de um lançamento da rede principal que começou em 2019, mas que só agora ficou totalmente pronto.

Os rollups permitem que o Ethereum seja dimensionado, movendo as transações para fora da rede principal e para uma rede de segunda camada como o zkSync. Os usuários podem realizar seus negócios nessa segunda rede, onde as transações são agrupadas e compactadas em um pequeno pedaço de dados chamado prova.

Esta prova é então enviada de volta para a Ethereum e verificada.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Versão alfa

O lançamento do zkSync coloca mais uma rede de segunda camada para uso do Ethereum no mercado. Contudo, Anthony Rose, chefe de engenharia da Matter Labs, afirmou que a rede ainda está em case de testes e aperfeiçoamentos.

“Definitivamente será uma versão alfa do sistema. Não estamos afirmando que este é o sistema que esperamos que seja daqui a 2 ou 3 anos. Há muito mais trabalho de engenharia a fazer. Mas este é o esqueleto principal do zkEVM”, disse.

Uma máquina virtual Ethereum de conhecimento zero, ou zkEVM, é outro aspecto central do produto de dimensionamento da zkSync. A equipe está implementando uma versão da tecnologia rollup que se baseia na criptografia de conhecimento zero (ZK, na sigla em inglês).

O ZK atua em vez dos chamados rollups otimistas. Dessa forma, a máquina virtual do ZkSync a integração dessa criptografia complexa com o Ethereum, oferecendo o melhor dos dois mundos. A zkSync fornece escalabilidade, enquanto o Ethereum oferece segurança e força de sua rede.

Mecanismos de defesa do zkSync

Embora os portões estejam abertos para integração sem permissão, com várias restrições suspensas, Rose explicou que ainda haverá algumas medidas importantes de segurança em vigor. O mais notável serão as retiradas atrasadas da tecnologia de ponte do zkSync.

Como o zkSync é uma solução de segunda camada, os usuários devem transferir seus fundos do Ethereum para o zkSync. Ou seja, devem utilizar uma ponte para efetuar as transações.

E é justamente nas pontes que reside o maior perigo de roubos de fundos nos últimos anos. As explorações de pontes levaram a algumas das maiores perdas da indústria, sendo a maior delas o roubo de US$ 622 milhões da ponte Ronin do Axie Infinity, que completou um ano este mês.

“Este é o ponto onde, honestamente, se há um lugar onde eu senti o risco mais agudo, provavelmente é este”, disse Rose. “Na verdade, é apenas por causa do que vimos nos últimos anos no ecossistema em que essas [pontes] são um sério ponto fraco”.

A própria Matter Labs pretende construir uma ponte proprietária para tornar essas transferências possíveis. Por isso, os usuários não poderão sacar seus fundos nesta sexta-feira, mas apenas no dia seguinte (25).

“Eles não serão instantâneos no primeiro dia. Como queremos estar em uma posição em que, se o pior acontecer e houver um grande incidente de segurança, queremos que os usuários saibam que temos a capacidade de mitigar um malfeitor”, disse Rose.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.