Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Lacrou, mas falhou

Campanha para substituir mineração do Bitcoin por PoS se volta contra Greenpeace

  • Por Luciano Rocha
  • - 26/03/2023
  • às 13:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
greenpeace-bitcoin-mineracao
Foto: Freepik - Montagem: CriptoFacil
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Mais uma vez, a ONG de proteção ambiental Greenpeace voltou a pedir a mudança na mineração do Bitcoin (BTC). Na quinta-feira (23), a organização voltou a se manifestar no Twitter pedindo a mudança no algoritmo do BTC.

“Alguns ativistas climáticos acham que Bitcoin é apenas dinheiro falso da internet que eles podem ignorar com segurança. A verdade? O Bitcoin está causando quantidades perigosas de poluição no mundo real devido ao seu consumo voraz de combustíveis fósseis, tudo devido ao seu código desatualizado. A solução? #ChangeTheCode”, disse a ONG em seu Twitter.

Publicidade

Junto com a mensagem, o Greenpeace colocou a foto de uma escultura que representa a mineração do BTC. Trata-se de uma caveira ligada a uma mineradora de BTC e com três chaminés, simbolizando a suposta morte e poluição causadas pela atividade.

A campanha repercutiu bastante no Twitter entre a comunidade pró-Bitcoin. No entanto, poucos se mostraram preocupados com o aceno negativo da ONG. A maioria fez pouco caso, enquanto muitos chegaram a elogiar a escultura como um novo “símbolo” do BTC.

Publicidade
  • Leia também: A inclusão financeira virá com CBDCs e não com bitcoin, diz relatório

Ato do Greenpeace repercute

O Greenpeace criou a escultura em parceria com o artista e ativista Benjamin Von Wong, que criou a obra. Intitulada “Caveira de Satoshi”, a caveira possui 3,3 metros de altura e traz o logotipo do Bitcoin e olhos de laser vermelho.

As “chaminés” ficam no topo do crânio, que é feito de lixo eletrônico reciclado, supostamente para representar o “combustível fóssil e a poluição do carvão” causada pela mineração de Bitcoin e os “milhões de computadores” usados para validar transações de rede.

A escultura faz parte da campanha “Change the Code, Not the Climate”, que visa converter o mecanismo de consenso do BTC em um modelo de Prova de Participação (PoS).

Publicidade

De acordo com o Greenpeace, a mineração atual do BTC baseada em Prova de Trabalho (PoW) gera excesso de consumo de energia e poluição. Logo, o método constitui em um grande poluidor do meio-ambiente, acusação que vários estudos já refutaram.

O objetivo é pressionar os desenvolvedores de Bitcoin, mineradores e o governo, e afirma que 30 entidades “chave” poderiam retirar o Bitcoin da prova de trabalho se concordassem com a mudança.

  • Leia também: Bitcoins parados aguardando confirmação atingem recorde histórico

Usuários aprovam design

Todavia, os esforços de marketing do Greenpeace para manchar a imagem do BTC não tiveram sucesso. Pelo contrário, a comunidade aprovou obra de arte, e alguns já adotam a caveira como mascote.

Publicidade

Will Foxley, diretor de estratégia de mídia da mineradora Compass Mining, chamou a obra de arte de “braba”. Em seguida, o executivo colocou a Caveira de Satoshi como sua foto de perfil no Twitter.

Já Nic Carter, co-fundador da Coin Metrics, que essa é a “obra de arte sobre Bitcoin mais heavy metal criada até hoje. .

Outros usuários resolveram citar uma suposta hipocrisia do Greenpeace. Por exemplo, muitos citaram que as chaminés da caveira se assemelham torres de resfriamento nuclear emitindo vapor. A energia nuclear é uma das fontes mais limpas e eficientes de energia.

Publicidade

No entanto, o próprio Greenpeace é contra o uso da energia nuclear por motivos muitos similares ao que utilizam para o BTC. Mas em ambos os casos, as atividades utilizam um grande potencial de energia limpa – as usinas nucleares utilizam somente água em suas atividades.

Embora a imagem tenha ganho as manchetes nesta sexta-feira (24), a campanha do Greenpeace remete ao ano passado. A ONG lançou a proposta de mudança da mineração do BTC lançada há cerca de um ano ao lado de outros grupos climáticos e do cofundador da Ripple, Chris Larsen.

O objetivo é pressionar os desenvolvedores de Bitcoin, mineradores e o governo, e afirma que 30 entidades “chave” poderiam retirar o Bitcoin da prova de trabalho se concordassem com a mudança. Contudo, é improvável que a rede decida mudar o algoritmo.

Publicidade
  • Leia também: Nasdaq vai lançar serviço próprio de custódia de criptomoedas
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.