Categorias Notícias

Libra do Facebook levanta preocupações sobre privacidade e estabilidade

Não é de hoje que o Facebook tem problemas com vazamento de dados, e por isso, antes de um possível lançamento da Libra, a prometida stablecoin da rede social, mais preocupações vêm à tona.

Recentemente, comissários responsáveis pela privacidade das Américas, Europa, África e Austrália fizeram uma declaração em conjunto ao site TechCrunch. De acordo com a declaração, há uma comissão instalada que levanta preocupações sobre a privacidade da Libra, com a falta de clareza do Facebook em informar como protegerá os dados daqueles que serão incluídos no projeto da futura criptomoeda do Facebook.

O que é a Libra?

Diferente da moeda oficial do Reino Unido, a Libra é a futura criptomoeda (stablecoin) do Facebook. A empresa informou o desejo desse lançamento há mais de dois meses. Chefes de proteção de dados do mundo inteiro, mais a indústria FinServe e membros do congresso dos Estados Unidos, através de declarações, estão extremamente preocupados com os riscos relacionados à privacidade e à estabilidade financeira apresentados no projeto Libra.

O histórico de vazamento de dados do Facebook, não apenas de dados pessoais, não é bom e preocupa as autoridades. Muitos questionam sobre como o Facebook vai lidar com dados de um sistema financeiro, uma vez que nem mesmo conseguiu preservar e manter dados menos sensíveis.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A comissão de privacidade afirma que a Associação de Libra do Facebook é mais parecida com uma ferramenta financeira e um cartel de pagamentos do que um sistema descentralizado. Além disso, o pagamento digital através da Libra pode ser muito perigoso para o dólar norte-americano, segundo a associação. Os órgãos e pessoas envolvidas com a declaração de privacidade são:

  • Comitê da Câmara sobre Serviços Financeiros
  • Comitê Bancário do Senado (EUA)
  • Ministro das Finanças da França
  • Secretário do Tesouro dos EUA
  • Presidente do FED (Federal Reserve) dos EUA

A falta de transparência do Facebook é o que mais preocupa, tanto as autoridades como os próprios usuários finais. O Facebook recebeu uma multa de US$5 milhões por evasão de privacidade no passado, o que aumenta ainda mais as dúvidas sobre se a Libra vingará e será realmente segura.

Leia também: Facebook contrata ex-assessora do Senado dos EUA para fazer lobby da Libra no Congresso

Compartilhar
Jansen Araujo

Fundador do Guia do Bitcoin, Criador do BitCast, o primeiro podcast especializado em criptomoedas do Brasil, e do recente Universo Cripto (UC) e agora também traz conteúdos relevantes para o CF.

This website uses cookies.