O Facebook contratou uma ex-assessora do presidente do Comitê Bancário do Senado dos EUA para fazer lobby de seu novo projeto, a criptomoeda Libra, informou o portal de notícias Politico nesta segunda-feira, 05 de agosto.
A matéria confirmou a contratação de Susan Zook, da Mason Street Consulting, que foi assessora do senador Mike Crapo (R-Idaho). Zook fará parte de uma equipe de lobistas que tem o objetivo de influenciar os legisladores a apoiarem a Libra. Zook disse que trabalharia no lobby com os representantes do partido Republicano no Senado.
A notícia vem apenas algumas semanas depois do Comitê Bancário do Senado ter realizado uma audiência sobre a Libra. Na audiência, o Comitê levantou questões sobre privacidade, proteção de dados e proteção contra lavagem de dinheiro. David Marcus, líder da blockchain da empresa, compareceu à audiência.
Desde o anúncio oficial da Libra, em junho, vários governos e órgãos reguladores financeiros levantaram preocupações regulatórias sobre as reais intenções do Facebook com o projeto.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
De acordo com o Politico, o Facebook já gastou mais de US$7,5 milhões em lobby este ano. Além de contratar lobistas internos, a empresa contratou mais de uma dúzia de empresas de lobby terceirizadas para trabalhar na questão de Libra, incluindo o Grupo Sternhell e o Grupo Cypress.
Em junho, o Facebook supostamente contratou Edward Bowles, ex-lobista sênior do Standard Chartered, que tem como foco o lobby em assuntos públicos e regulatórios.
Leia também: Veja algumas características interessantes da criptomoeda Libra do Facebook