Categorias Notícias

Legisladores japoneses trabalham em proposta de moeda digital

Um grupo de legisladores do partido no poder do Japão está elaborando uma proposta de moeda digital do país. A iniciativa busca inserir o Japão no contexto atual de mudanças globais em tecnologia financeira, que levou o Facebook a desenvolver sua stablecoin, a Libra, e a China a criar um yuan digital. 

Segundo informou o vice-ministro de Relações Exteriores Norihiro Nakayama à Reuters, que reportou a notícia nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro, o projeto poderia ser uma colaboração entre o governo japonês e empresas privadas. 

“O primeiro passo seria analisar a ideia de emitir um iene digital”, explicou Nakayama, que é um membro importante do grupo composto por cerca de 70 legisladores do Partido Democrata Liberal.

O legislador observou também que o grupo irá propor medidas para combater iniciativas como a da China, que está avançando na emissão do yuan digital. A expectativa, segundo ele, é que a proposta seja enviada ao governo já em fevereiro. 

A decisão do parlamento japonês em desenvolver uma proposta de moeda digital vem apenas alguns dias depois do Banco do Japão, o Banco Central do país, se juntar a outros seis importantes bancos centrais para avaliar possíveis casos de moedas digitais de banco central (CBDCs, na sigla em inglês), conforme informou o CriptoFácil. O grupo irá compartilhar experiências e avaliar os casos de uso de CBDCs.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse ao parlamento que trabalhará com o Banco do Japão no estudo das moedas digitais com o objetivo de encontrar maneiras de melhorar a conveniência do iene como meio de liquidação.

Depois que a China anunciou seus planos para o lançamento do yuan digital, alguns parlamentares japoneses demonstraram preocupação com a ideia de expansão do yuan como moeda de liquidação em economias emergentes. A exemplo disso, o ministro das Finanças, Taro Aso, afirmou que seria um “problema muito sério” o yuan digital se tornar um meio popular de liquidação internacional. Isso porque o Japão realiza transações principalmente em dólares.

Diante disso, o ex-membro do conselho do Banco do Japão, Takahide Kiuchi, declarou que os planos do país para o lançamento de uma moeda digital são distintos dos planos da China. Enquanto a China quer aumentar a influência do yuan na comunidade global, o Japão quer mudar a cultura de dinheiro do país. 

“O Banco do Japão provavelmente não vai querer fazer nada que sufoque a inovação do setor privado. A melhor maneira seria emitir uma moeda digital do tipo híbrido que é operada e emitida por empresas privadas, com o envolvimento do banco central ”, disse ele.

Leia também: Libra nos fez pensar seriamente sobre CBDCs, diz ex-presidente do Banco Central do Japão

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.