Hiromi Yamaoka, ex-chefe de pagamentos e acordos do Banco do Japão (BOJ) disse que o lançamento da stablecoin Libra, pelo Facebook, fez os bancos centrais de todo o mundo começarem a pensar seriamente sobre a emissão de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC), segundo uma reportagem publicada pela Reuters.

Yamaoka foi o responsável pelas pesquisas sobre CBDC e moedas digitais na instituição federal japonesa e atualmente, ele é membro do conselho da empresa de consultoria de TI Future Corp. Ainda segundo a reportagem, junto com o Japão, os bancos centrais do Canadá, Reino Unido, União Européia, Suécia e Suíça anunciaram a criação de um grupo em conjunto com o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) para estudar CBDC e suas aplicações.

“A decisão de estudar CBDCs é para compartilhar informações mas também um esforço para manter algo como Libra sob controle. […] Os principais bancos centrais do mundo precisam desenvolver um sistema de liquidação mais eficiente promovendo o melhor uso da tecnologia digital”, disse Yamaoka.

O ex-diretor do banco japonês também levantou preocupações sobre os bancos centrais sufocarem a inovação do setor privado e sobre os benefícios do uso de CBDCs para aumentar a eficácia das medidas do banco central

“Se você deseja tornar a política monetária eficaz, precisa garantir que as pessoas continuem usando a moeda que você emite.” finalizou.

Leia também: Grupo formado por seis importantes Bancos Centrais irá estudar possibilidades de CBDCs