Categorias Notícias

Irã avança na criação de sua criptomoeda estatal

Mohammad Azari-Jahromi, ministro de tecnologia da informação e comunicação (ICT) do Irã, confirmou para a Reuters, agência de notícias internacional, que a nação árabe avançou em seus objetivos de criar uma criptomoeda própria. Segundo ele, embora o banco central iraniano tenha proibido as negociações de criptomoedas dentro do país, isso não é um impeditivo para o desenvolvimento de uma altcoin própria.

“A proibição do banco central não significa a proibição ou restrição do uso de uma criptomoeda no desenvolvimento nacional. Na semana passada, em uma reunião conjunta para rever o progresso do projeto [criptomoeda local], foi anunciado que o modelo experimental está pronto”, relatou.

A iniciativa da criação de uma criptomoedas estatal está sendo liderada pelo Post Bank of Iran, um banco estatal com sede em Teerã. Ainda não há informações se o projeto será como o venezuelano, lastreado em algum ativo físico, ou se será como o projeto brasileiro do BNDES, no qual cada token corresponde a uma unidade de moeda fiduciária.

Detalhes do projeto são escassos, mas é um desenvolvimento notável em um momento em que o rial iraniano, moeda fiduciária do país, despencou para um nível mais baixo em abril, em meio a temores de um retorno das sanções financeiras lideradas pelos EUA.

As dúvidas que cercam o Irã cresceram também devido ao controverso anúncio feito por Benjamin Netanyahu, primeiro ministro israelense, que garantiu ter provas (pastas fechadas e cds foram mostrado sem contudo permitir o acesso a eles) de que o regime do Irã mantém um programa atômico secreto, afirmando que o Irã “mentiu sobre seu compromisso com o acordo nuclear firmado em 2015”. Irã e Israel são inimigos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Sobre o projeto cripto iraniano, Azhari acrescentou que:

“Em uma reunião com o conselho de diretores do Banco do Irã sobre criptomoedas baseadas em blockchain, as medidas necessárias para a implementação do piloto da primeira criptomoeda do país foram estabelecidas usando a nossa capacidade de elite.”

Leia também: Irã finaliza documento preliminar sobre a criação de uma criptomoeda nacional

Leia também: Irã também proíbe contas bancárias relacionadas às criptomoedas

Leia também: Irlanda aposta na tecnologia blockchain para fugir do Brexit

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.