Categorias Notícias

Hackers pedem Bitcoin após bloquear sistema do Tribunal de Justiça do RS

Hackers invadiram na madrugada de quarta-feira (28) o sistema do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Como apurado pela GZH, os criminosos exigem uma quantia, não revelada, em Bitcoin.

Passados quase três dias, o canal eletrônico ainda se encontra fora do ar. No entanto, o Tribunal não aceitou a ofensiva e disse que já está adotando todas as medidas cabíveis.

Enquanto isso, processos judiciais e administrativos estão suspensos sem previsão de retomada.

Pagamento em Bitcoin

Segundo a assessoria do TJ-RS, a invasão foi realizada por meio do ransomware na madrugada de quarta-feira. A instabilidade do sistema foi relatada na manhã do mesmo dia por servidores.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Em troca do restabelecimento de dados do poder judiciário, os criminosos exigiram pagamentos em Bitcoin. No entanto, integrantes da instituição pública não acreditam que a ação foi premeditada com fins financeiros.

“Ainda que fosse a meta, nós jamais pagaríamos”, garantiu o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, presidente do Conselho de Comunicação do TJ.

Segundo os membros do órgão, resgates financeiros são mais comuns em instituições privadas. Além disso, suspeita-se que a mensagem enviada era automática.

Sendo ou não com outros interesses, já são mais de 48 horas com o sistema fora do ar e nenhum sinal de avanço nas negociações.

De acordo com o TJ, profissionais com foco em segurança de informática estão na linha de frente para recuperar o sistema.

Na última atualização do caso, a assessoria do órgão confirmou o “resgate” do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mas com algumas restrições.

“O TJ-RS informa o retorno do Sistema SEI para usuários externos e internos. Segue vedado o acesso remoto e o uso das estações de trabalho dentro da rede.”

Rumo das investigações

Ainda não se sabe o que teria motivado a ação criminosa. Embora haja suspeita da atuação de facções, não é descartado o interesse em dados pessoais e sigilosos, como aqueles contidos em processos.

Para agilizar a investigação, o Ministério Público acionou a Procuradoria Especializada Criminal para atuar no caso.

Em paralelo, a investigação interna do TJ continua, agora, com auxílio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos e de Defraudações da Polícia Civil também foi convocada para o caso.

Leia também: Veja o resumo dos resultados do 1T21 da B3 até agora

Leia também: BNY Mellon: deveríamos investir em Bitcoin em vez de ouro

Leia também: Bitcoin tem abril mais fraco da história, mas maio pode ser muito bom

Compartilhar
Juliana Nascimento

Jornalista com ascendente em áries que curte board games, livros e séries/filmes.

This website uses cookies.