Segurança

Fraudadores criam dezenas de tokens ‘ligados’ ao ChatGPT, alerta PeckShield

A plataforma de inteligência artificial (IA) ChatGPT virou mania em todo o mundo e está servindo como isca para fraudadores fazerem vítimas no mercado de criptomoedas. De acordo com a empresa de segurança com foco em blockchain PeckShield, dezenas de tokens fraudulentos supostamente ligados ao ChatGPT foram criados nas últimas semanas.

A rede da Binance, a BNB Chain, é a principal escolha dos agentes maliciosos, com 132 criptoativos emitidos nessa rede. Em segundo lugar vem a rede Ethereum com 25 tokens. Há, ainda, ao menos mais dez outros ativos digitais “ligados” ao ChatGPT em blockchains como Solana, Arbitrum, OKChain e Cronos.

Conforme observou a PeckShield, grande parte desses tokens está ligada a esquemas como pump and dump ou honeypots.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A PeckShield detectou dezenas de tokens BingChatGPT recém-criados, dos quais 3 parecem ser honeypots e 2 têm alto imposto de venda. 2 deles já caíram mais de 99%. O implantador 0xb583 já criou dezenas de tokens com um esquema de pump and dump”, tuitou a empresa na última segunda-feira (20/02).

Golpes com tokens do ChatGPT

Pump and dump é uma prática fraudulenta que consiste em promover um determinado ativo para outros investidores, muitas vezes usando declarações enganosas, a fim de impulsionar rapidamente o seu preço. Em seguida, após o “pump”, os criadores golpistas vendem os seus ativos supervalorizados, obtendo um alto lucro. Como consequência dessa venda massiva, o preço do ativo tende a despencar, deixando os outros investidores no prejuízo.

Já o esquema de honeypots (“pote de mel”, em português) consiste em contratos inteligentes que parecem ter um problema de design e que permitem, supostamente, que um usuário roube Ether (ETH). Contudo, o contrato tem uma segunda vulnerabilidade que não só impede que o usuário roube o ETH como também rouba as suas criptomoedas.

Por fim, o caso do imposto sobre vendas refere-se à quantia intencional de dinheiro tomada por um contrato inteligente ilícito quando um token é vendido. Em geral, esse valor de imposto supera 50%. Ou seja, quando um usuário vende R$ 100 em um token recebe apenas R$ 50 e o restante vai para o desenvolvedor desse contato inteligente.

BingChatGPT

Embora a PeckShield não tenha explicado, os golpistas estão usando o nome “BingChatGPT” em seus tokens provavelmente devido a um anúncio do dia 7 de fevereiro. Na data, noticiou-se que a tecnologia ChatGPT da OpenAI está sendo integrada ao Bing e ao navegador Edge da Microsoft.

Portanto, o nome dos tokens pode ser uma tentativa de induzir as vítimas a pensar que os ativos estão, de alguma forma, relacionados à Microsoft.

De acordo com dados do DEXTools, há mais de 170 tokens com referência ao ChatGPT emitidos em exchanges descentralizadas, como Uniswap e PancakeSwap.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.