Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Economia

Rússia e Japão testarão suas moedas digitais em abril

  • Por Cassio Gusson
  • - 21/02/2023
  • às 11:19
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Rússia e Japão testarão sua moeda digital em abril
Foto: Freepik

A Rússia e o Japão estão planejando testar suas respectivas moedas digitais de banco central (CBDCs) em abril deste ano. As autoridades russas realizarão o teste em parceria com várias instituições financeiras e empresas, incluindo a Mastercard e o Sistema de Pagamentos Eletrônicos da Rússia.

O teste será conduzido em um ambiente controlado e visa verificar a eficácia da tecnologia e as possíveis implicações do uso de uma CBDC. O Brasil também deve começar a testar o Real Digital ainda este ano.

No Japão, o Banco do Japão lançou recentemente a primeira fase de seus testes de CBDC, que serão realizados até março de 2023. A fase atual consiste em testes técnicos e tem como objetivo avaliar a viabilidade de um sistema de pagamento baseado em CBDC.

  • Leia também: BlackRock lança ETF voltado para metaverso

CBDC

No caso japonês as autoridades já declararam que se os testes forem bem-sucedido, a próxima fase irá testar a funcionalidade básica de uma CBDC, como transferências e pagamentos.

A moeda digital do banco central é uma forma de dinheiro emitido e garantido pelo banco central de um país. Ao contrário das criptomoedas como o Bitcoin, que são descentralizadas e não são emitidas ou regulamentadas por uma autoridade central, as CBDCs são controladas pelo banco central do país emissor e estão sujeitas às regulamentações governamentais.

Vários países estão explorando a possibilidade de emitir suas próprias CBDCs, incluindo a China, que já está testando sua moeda digital do banco central em algumas cidades do país, desde 2018.

A adoção de uma CBDC pode ter várias implicações, incluindo a redução do uso de dinheiro em papel, a melhoria da eficiência dos pagamentos e a inclusão financeira de pessoas sem acesso a serviços bancários.

No entanto, também existem preocupações com a privacidade dos usuários e o impacto potencial na estabilidade financeira. Por isso, é importante que os testes sejam conduzidos cuidadosamente e que sejam considerados todos os possíveis riscos e benefícios antes de uma CBDC ser amplamente adotada.

  • Leia também: Bitcoin recua próximo a nova divulgação de dados da inflação. Tokens desconhecido dispara 111%

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.